Órgãos de segurança e fiscalização do meio ambiente realizam uma operação para combater o desmatamento e crimes ambientais, desde a última quarta-feira (17), na região de Tucumã, sudeste do estado.
“A principal missão dos órgãos de combate a crimes ambientais é ir até às áreas onde tem foco de desmatamento e verificar a situação. Isso chama-se validação de ponto. Nessas diligências a gente apura também o que chamamos de crime satélite. É um crime diferente do crime ambiental, mas que tem uma certa ligação”, explica o delegado Ivan Pinto, da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca).
Armas de fogo, munições e armas de fabricação caseiras foram encontradas em uma propriedade rural na área da agrovila do Cuca, local onde foi realizada a operação. Três pessoas foram conduzidas para a delegacia.
“Nesta operação conseguimos apreender seis armas de fogo, do tipo espingarda. Segundo as pessoas conduzidas, são armas para a autodefesa. Mas, é importante que fique claro que ter uma arma de fogo sem registro configura um crime”, acrescenta o delegado.
Até o momento, a operação já interditou três garimpos ilegais. Os responsáveis serão autuados pelos crimes de posse irregular de arma de fogo, crime ambiental e extração irregular de minério. A operação deve continuar nos próximos dias em diversos pontos da região.
(Da Redação Fato Regional, com informações da TV Carajás)