Uma operação conjunta da Polícia Federal com a Funai apreendeu fuzis, aproximadamente 200 munições de vários calibres e mercúrio na Terra Indígena Kayapó, em Ourilândia do Norte, nesta sexta-feira (11).

Além das apreensões, foram inutilizados cerca de 2 mil litros de combustível, embarcações, peças, motores e equipamentos utilizados em dragas de extração de ouro.
Os agentes constataram duas áreas de garimpo ilegal enquanto realizavam uma fiscalização no rio Fresco, principal afluente do rio Xingu.
Na primeira área, os responsáveis pelo garimpo fugiram com a chegada da PF. No acampamento foram encontradas embarcações, maquinários, grandes quantidades de munições de diversos calibres, seis armas, incluindo um fuzil de calibre .556, 4 quilos de mercúrio e uma antena de internet satelital.

No segundo garimpo, foi encontrada uma draga sendo montada. A Funai destruiu cerca de 2 mil litros de combustível, maquinários e veículos utilizados para a extração de ouro.

O rio Fresco cruza a TI kayapó e tem sofrido com a poluição de garimpo em suas margens. Além do despejo de mercúrio, as águas do rio tem ficado barrentas.
(Da Redação do Fato Regional)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!