domingo, 19 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Operação ‘Muralha Segura’ reforça fiscalização e segurança nos 54 presídios do Pará

A operação inicia nesta quinta-feira, 14 de dezembro, e encerra no dia 2 de janeiro, mobilizando todo o efetivo da Seap e tropas especializadas
Todas as 54 unidades prisionais do Pará terão a segurança reforçada e fiscalização do cumprimento de normas e garantia de direitos (Foto: Agência Pará)

A partir desta quinta-feira (14), todas as 54 unidades prisionais do Pará serão alvo da operação “Muralha Segura”, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A ação visa garantir a segurança institucional dentro e fora dos presídios. Todo o efetivo de segurança do órgão foi envolvido e o trabalho segue até 2 de janeiro de 2024. As fiscalizações de rotina serão intensificadas.

O secretário adjunto de Gestão Operacional da Seap, Ringo Alex Frias, reforça que a “Muralha Segura” tem como objetivo principal garantir a ordem e a disciplina nos ambientes carcerários. E ainda, garantir aos apenados o acesso necessário a tudo o que é previsto pela Lei de Execuções Penais. “É importante ressaltar que o ambiente carcerário é um local exclusivo para ressocialização e cumprimento de pena, não para cometer novos delitos”, afirma Ringo Alex Frias.

Tropas especializadas, como o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), o GBR e o Comando de Operações Penitenciárias (Cope) estarão presentes em todas as unidades prisionais para acompanhar a rotina operacional, auxiliando no cumprimento dos protocolos, como fiscalização das celas, banho de sol e as determinações judiciais, além de garantir o tratamento adequado às pessoas privadas de liberdade.

“Será utilizado um checklist elaborado para identificar qualquer irregularidade ou falta que precise ser corrigida pela gestão. As diretorias já foram convocadas para elaborar relatórios detalhados com base nesse checklist, garantindo o cumprimento das normas administrativas e operacionais estabelecidas nos regulamentos da Seap”, informa Ringo Alex Frias.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!