Homens da Força Nacional e da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) foram impedidos de entrar na aldeia Tepé, na terra indigena Kayapó, durante operação de agentes federais em Cumaru do Norte, sul do Pará, nesta quinta-feira (24).
Diante da situação, o representante da Funai alertou ao líder indigena Moiko Kayapó que a obstrução à entrada de órgãos federais em áreas indígenas pode gerar sérias consequências legais.
Assim como em outras áreas no sul do Pará, há resistência de indigenas à presença dos órgãos de fiscalização, sobretudo em locais onde há suspeita de garimpo ilegal.

Segundo uma autoridade da Funai, o impedimento do acesso à área será comunicado às autoridades em Brasília (DF) e encaminhada à Polícia Federal. Os responsáveis por impedir a fiscalização podem ser responsabilizados criminalmente.
“Isso aqui vai passar para frente, para a Polícia Federal, e os senhores podem ser responsabilizados por estarem impedindo uma fiscalização federal de entrar num local onde a atividade de garimpo é ilegal”, afirmou o representante da Funai.
O líder indigena Moiko Kayapó disse que, daqui por diante, não será mais permitida a entrada de garimpeiros nas áreas protegidas e nem de autoridades federais, como Força Nacional, Funai e Polícia Federal.
“Vão matar os indígenas. Por isso, qualquer um que entrar aqui, eu vou começar a apreender”, disse ele, relembrando o trabalho iniciado ainda na época do Marechal Rondon, militar e sertanista brasileiro conhecido pelo apoio às populações indígenas brasileiras.
(Da Redação do Fato Regional).
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!