Uma nova operação para retirada de animais que ainda estavam sendo criados na Extensão Apyterewa, em São Félix do Xingu, no Sul do Pará. Na ação deste domingo (22) — realizada pela Polícia Federal, Ibama, Funai, Força Nacional e Adepará — foram retirados 27 bois, 40 vacas, e 26 bezerros e 42 equídeos. Esta foi a terceira retirada de criações na área que passou por uma desintrusão iniciada em 2023, por ordem do Supremo Tribunal Federal.
“Durante a ação neste domingo, a segunda em menos de uma semana, houve tentativa de impedir a retirada dos animais, com destruição de uma ponte de madeira que dá acesso à terra indígena. Os pranchões da ponte foram serrados na noite anterior à retirada do gado. O fato atrasou a ação, mas não a impediu. Servidores dos órgãos envolvidos conseguiram realizar o conserto da ponte, que possibilitou a passagem dos caminhões carregados com os animais”, diz nota da PF sobre o caso.
Na primeira ação de retirado do gado, em julho deste ano, duas pontes de madeira também haviam sido danificadas, lembra a PF. Há, segundo a polícia, investigações em andamento para identificar os responsáveis por essas ações com intuito de “sabotar” as operações. Essas ações se somam a investigações de incêndios criminosos na área da Apyterewa. Há também pessoas suspeitas de furtar os animais apreendidos nas operações.
“Tais incêndios criminosos contribuem com a crise climática pela qual passa o Brasil, o que demanda a intensificação dos esforços das equipes do Prev-Fogo – Ibama, que têm atuado diretamente nas ações de combate ao fogo, contando com o apoio logístico e operacional da FUNAI e apoio de segurança da Força Nacional de Segurança Pública”, segue a PF, por nota.
A Extensão Apyterewa foi alvo de uma operação de desintrusão, determinada pelo ministro presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Toda o território foi destinado à vivência dos indígenas do povo Parakanã, sob contestação de associações de produtores e moradores da área.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Produção de ouro em garimpos ilegais cai 84% em 2024; Pará teve o maior recuo
- Cacau de Tucumã segue valorizado após recuperação nacional de preços, nesta penúltima semana de setembro; veja as cotações
- CNH Pai’D´Égua: inscrição para carteira de motorista gratuita no Sul do Pará começa nesta terça-feira (24/09)
- TRE do Pará inicia preparação das urnas eletrônicas para as Eleições 2024
- CNI aponta que 77% dos produtos exportados pelo agronegócio do Brasil, em 2023, foram industrializados
- Prefeitura de São Félix do Xingu apura estragos da ventania na fazenda Juparanã e presta apoio às vítimas; uma mulher morreu
- Dona Marlene do Baú, vice-prefeita de Pau D’Arco e candidata a vereadora, morre aos 62 anos
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!