Operação Verão 2025 é lançada para garantir lazer mais seguro e tranquilo à população do sul do Pará

A ação vai reforçar o policiamento durante todo o mês de julho nas localidades mais procuradas de Xinguara, Rio Maria e São Félix do Xingu.
Policiais militares do 17º Batalhão. (Foto: Divulgação)

O Comando de Policiamento Regional XIII (CPR XIII) da Polícia Militar lançou, nesta quinta-feira (3), a Operação Verão 2025 para reforçar policiamento na área da segurança pública por todo o mês de julho nas localidades mais procuradas nos municípios de Xinguara, Rio Maria e São Félix do Xingu, sul do Pará.

Na ação, os balneários da região que têm maior concentração de veranistas terão reforço policial para garantir segurança nas praias do Porco e do Pedral, em São Félix do Xingu; praia da Escalada, em Rio Maria; e praia do Pontão, em Xinguara.

A Operação Verão no sul do estado faz parte de um conjunto de ações do Governo do Pará, por meio do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), lançado em 28 de junho com a Operação Verão 2025. Nela, está garantido o reforço de cerca de 9.2 mil agentes para ações integradas, ostensivas e preventivas que serão desenvolvidas em 50 localidades do Pará.

Elas são coordenadas pela Segup, em conjunto com os órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública (Sieds), e parcerias com os órgãos municipais e federais. A operação segue neste julho para garantir um lazer tranquilo e seguro aos paraenses e turistas.

Agentes da Polícia Militar do 36º Batalhão. (Foto: Divulgação)

Bombeiros e Defesa Civil

O Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil também vão viabilizar a presença de guarda-vidas nesses balneários da região sul e farão atendimentos pré-hospitalares.

Samu 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) dos municípios atuarão nas estradas estaduais com equipes de salvamento e resgate, em caso de acidentes.

Rodovia PA-279

Também serão intensificadas as fiscalizações de trânsito na rodovia PA-279 com atuação do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que atuarão em conjunto para garantir maior segurança aos condutores de veículos e pedestres na via estadual e para auxiliar na fluidez do tráfego e coibir possíveis ilícitos no trânsito.

Na área urbana terá o apoio dos órgãos de trânsito municipais. Essas ações têm como objetivo evitar acidentes de trânsito e a condução de veículos com uso de bebida alcoólica.

O 17º e 36º Batalhões são vinculados ao CPR XIII, que tem à frente o coronel Marcus Formigosa. (Foto: Divulgação).

Operação “Saturação” noturna

Por meio da Operação “Saturação” noturna, a Polícia Militar vinculada ao CPR XIII, que tem à frente o coronel Marcus Formigosa, realiza fiscalizações em bares, restaurantes e casas de shows, a fim de orientar os funcionários dos estabelecimentos quanto aos protocolos exigidos para o seu funcionamento. Sobretudo, para evitar ações criminosas, a presença de crianças e adolescentes em horários inapropriados, mantendo assim a ordem pública nos locais.

Por fim, nas áreas urbanas que não terá evento de veraneio a segurança será garantida com reforço durante os fins de semana. Haverá rondas contínuas e policiamento em pontos estratégicos. A Polícia Civil vai garantir reforço de efetivo das delegacias para atendimento da população e registro de ocorrências, se necessário.


(Da Redação do Fato Regional, com informações do CPR XIII).

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais