Desde o final de semana, pescadores vêm encontrando peixes mortos no rio Pau D’Arco, que passa entre o município de mesmo nome e Redenção, no Sul do Pará. Vídeos e fotos com as evidências começaram a ser compartilhadas nas redes sociais e vêm preocupando a população. Nesta segunda-feira (18), órgãos ambientais das duas cidades deram início à investigação sobre o que está ocorrendo na água e provocando o fenômeno.
Veja mais imagens no Instagram do Fato Regional (@fatoregional):
Por nota, os órgãos ambientais das prefeituras de Pau D’Arco e Redenção comunicaram ter tomado ciência do fenômeno e dado início às análises das condições físico-químicas da água do rio. Amostras estão sendo coletadas e outros procedimentos de investigação estão sendo adotados. A recomendação, por ora, é evitar o consumo da água do rio para beber ou quaisquer outras atividades, até que a situação seja totalmente elucidada.
Num dos vídeos, pescadores mostram diversos filhotes de tucunaré e peixes mais adultos boiando na água e pedindo providências aos órgãos de meio ambiente. Os posicionamentos das prefeituras não mencionam qualquer restrição de consumo dos peixes oriundos do rio Pau D’Arco, mas pode ser prudente aguardar um novo posicionamento público sobre a existência de riscos.
O Fato Regional também solicitou um posicionamento à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) sobre quaisquer procedimentos de investigação sobre a morte de peixes no rio Pau D’Arco e aguarda retorno.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Corpo de homem é encontrado próximo à vicinal do Gaúcho, na zona rural de Ourilândia do Norte
- Obras da PA-287, no Sul do Pará, passam de 62% de conclusão e fortalecem integração regional
- MPPA propõe termo de ajustamento de conduta à Equatorial por falhas na energia elétrica de Rio Maria
- Brasil é sede da Cúpula de Líderes do G20, que começa nesta segunda-feira (18); veja o que deve ser discutido no evento
- Sucesso marca o lançamento do livro ‘Clitória – Prazer & Paixão’, do professor e sexólogo Juscenys Vieira, em Ourilândia do Norte
- Casa de ‘Homem-Bomba de Brasília’ é incendiada em SC e ex-esposa é resgatada com queimaduras no corpo
- Faepa considera 2024 ano desastroso para a pecuária do Pará e aponta aumento do preço da carne neste final de ano
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!