sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Órgãos ambientais investigam morte de peixes no rio Pau D’Arco, no Sul do Pará

O rio passa por Redenção e Pau D'Arco. A recomendação dos órgãos ambientais dos dois municípios é evitar o consumo da água do rio para beber ou quaisquer outras atividades, até que a situação seja totalmente elucidada. O consumo dos peixes oriundos da área onde o fenômeno está ocorrendo também não é recomendável.
Tucunarés de diferentes portes e idades foram vistos mortos nas águas do rio Pau D'Arco, preocupando pescadores e pessoas que consomem a água (Foto: Redes Sociais)

Desde o final de semana, pescadores vêm encontrando peixes mortos no rio Pau D’Arco, que passa entre o município de mesmo nome e Redenção, no Sul do Pará. Vídeos e fotos com as evidências começaram a ser compartilhadas nas redes sociais e vêm preocupando a população. Nesta segunda-feira (18), órgãos ambientais das duas cidades deram início à investigação sobre o que está ocorrendo na água e provocando o fenômeno.

Veja mais imagens no Instagram do Fato Regional (@fatoregional):

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fato Regional (@fatoregional)

Por nota, os órgãos ambientais das prefeituras de Pau D’Arco e Redenção comunicaram ter tomado ciência do fenômeno e dado início às análises das condições físico-químicas da água do rio. Amostras estão sendo coletadas e outros procedimentos de investigação estão sendo adotados. A recomendação, por ora, é evitar o consumo da água do rio para beber ou quaisquer outras atividades, até que a situação seja totalmente elucidada.

Num dos vídeos, pescadores mostram diversos filhotes de tucunaré e peixes mais adultos boiando na água e pedindo providências aos órgãos de meio ambiente. Os posicionamentos das prefeituras não mencionam qualquer restrição de consumo dos peixes oriundos do rio Pau D’Arco, mas pode ser prudente aguardar um novo posicionamento público sobre a existência de riscos.

O Fato Regional também solicitou um posicionamento à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) sobre quaisquer procedimentos de investigação sobre a morte de peixes no rio Pau D’Arco e aguarda retorno.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!