sábado, 23 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Os 15 municípios do Sul do Pará estão sob alerta laranja para graves tempestades; entenda como funcionam os avisos

No relatório do alerta laranja do Inmet, todos os 15 municípios da Região de Integração do Araguaia devem ficar atentos para graves tempestades. O aviso tem validade até o final desta quinta-feira e então segue sob alerta amarelo até esta sexta, 1º de novembro. A população deve ficar alerta para raios, trovoadas, ventos fortes e muita chuva.
A população do Sul do Pará deve ficar atenta aos riscos de tempestades nos próximos dias (Foto: Wesley Costa / Fato Regional / Arquivo)

Nesta quinta-feira (31), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja — o segundo nível mais grave após o alerta vermelho — de tempestades para os 15 municípios da região Sul do Pará. A transição para o inverno, como o órgão já havia apontado, se consolida neste final de mês e as chuvas devem se tornar mais frequentes e mais intensas. A população deve ficar atenta e procurar abrigo, caso comece a chover devido ao risco.

“Situação meteorológica perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, diz o alerta laranja do Inmet, divulgado nesta quinta-feira (31).

Na escala do Inmet, uma chuva forte é aquela que tem de 20 a 50 milímetros por hora. Acima de 50 milímetros por hora,  como as mencionadas no alerta laranja desta quinta-feira (31), a chuva pode ser chamada de “violenta”. Devido aos riscos de relâmpagos, é recomendável não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada na hora da tempestade. Os ventos fortes também podem causar perigo no trânsito, sobretudo para motociclistas.

Área para onde estão previstas tempestades graves no Sul do Pará, segundo o Inmet, nesta quinta, 31 de outubro (Foto: Inmet)

Alertas meteorológicos geralmente têm validade de 24 horas e podem ser renovados, com agravamento ou atenuação, conforme a previsão do tempo. Foi o caso desta quinta-feira. Toda a porção Sul do Pará, incluindo municípios das regiões Sudeste e Sudoeste do estado, já estava sob alerta amarelo de tempestades emitido nesta quarta (30). O alerta foi aumentado para laranja, com validade até o final do dia. O alerta amarelo segue até esta sexta (1º).

O clima é monitorado constantemente pelo Inmet e outras entidades de meteorologia para fornecer informações importantes para a população e gestores públicos não serem pegos desprevenidos. Todos os dados constam no relatório do alerta emitido nesta quinta-feira e foram compilados pelo Fato Regional. As temperaturas mínimas serão de 22 ºC e máximas de 34 ºC.

Confira a lista completa de cidades sob alerta laranja de tempestade do Inmet:

  • Água Azul do Norte
  • Bannach
  • Conceição do Araguaia
  • Cumaru do Norte
  • Floresta do Araguaia
  • Ourilândia do Norte
  • Pau D’Arco
  • Redenção
  • Rio Maria
  • Santa Maria das Barreiras
  • Santana do Araguaia
  • São Félix do Xingu
  • Sapucaia
  • Tucumã
  • Xinguara

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!