O município de Ourilândia do Norte, sul do Pará, realiza nesta quinta-feira, 29, o Primeiro Fórum do Selo Unicef do ano de 2022. O evento é promovido pela Prefeitura de Belém, através das secretarias Promoção Social, Educação e Saúde.
O fórum é o momento de planejamento participativo, com troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais que estão voltadas para crianças e adolescentes. A sua realização é de caráter obrigatório para a certificação no Selo UNICEF.
A secretária de Assistência Social, Cláudia Borges destacou o momento e falou sobre a importância do selo Unicef:
O objetivo é envolver a comunidade para identificar os principais problemas relativos à situação das crianças e adolescentes do município, com base nos indicadores sociais e no diagnóstico participativo; Discutir sobre as causas destes problemas e sobre como os resultados sistêmicos propostos no Selo UNICEF podem contribuir para resolvê-los; Definir como alcançar todos os resultados sistêmicos do Selo UNICEF para melhorar os indicadores sociais do município; Apresentar o Plano de Participação Cidadão de Adolescentes, elaborado pelo NUCA, e garantir que estas ações façam parte do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes e revisar e validar, de forma participativa, o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, que será executado ao longo desta edição do Selo UNICEF.
Quem também esteve presente no evento foi o vice-prefeito Alessandro que destacou a importância do fórum para a comunidade: