segunda-feira, 13 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Ourilândia do Norte terá cursos gratuitos de Geologia e Zootecnia ofertados por universidade pública

A cooperação foi firmada durante reunião no campus da Unifesspa, em Marabá, sudeste do estado, na manhã desta terça-feira, 17.
Representantes da Prefeitura de Ourilândia, Sectet e Unifesspa firmam parceria para cursos inéditos no município. Foto: Divulgação.

Uma parceria entre a prefeitura de Ourilândia do Norte, o Governo do Estado e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) possibilitará ao município a implantação de dois novos cursos gratuitos: o de Geologia e o de Zootecnia, sendo que o último deve abrir turmas ainda em outubro deste ano por meio de processo seletivo.

A cooperação foi firmada durante reunião no campus da Unifesspa, em Marabá, sudeste do estado, na manhã desta terça-feira, 17. O encontro foi para alinhamento dos cursos e para estruturação final dos laboratórios de informática e química.

Estiveram presentes a professora Edilza Fontes, gestora do Programa Forma Pará, e secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet); o reitor da Unifesspa, Dr. Francisco Ribeiro; a coordenadora do Curso de Zootecnia da Unifesspa, Erika Gandra; o prefeito de Ourilândia, Dr. Julio Dairel; e o Secretário Municipal de Educação, José Leite.

Parceria entre entes públicos vai possibilitar cursos gratuitos aos moradores de Ourilândia. Foto: Divulgação.

De acordo com a secretária-adjunta da Sectet, Edilza Fontes, o curso de zootecnia em Ourilândia será administrado pela Unifesspa, com professores doutores, e deve ser implantado ainda em outubro deste ano, quando ocorrerá o próximo processo seletivo. “E, para março de 2022, a nossa ideia é implantar ainda em  Ourilândia o curso de Geologia. Ou seja, o município terá dois cursos de excelência ofertados pela Unifesspa. Todos estão de parabéns, pois é uma das promessas do prefeito, a profissionalização, a preocupação com a empregabilidade dos moradores do município, e o governo do estado está aqui junto com a prefeitura para propiciar este sonho e garantir que Ourilândia cada vez mais se desenvolva trazendo emprego e renda para os seus moradores”, ressaltou a secretária-adjunta.

O prefeito de Ourilândia, Dr. Júlio Dairel, aproveitou a oportunidade para confirmar os cursos de Geologia e Zootecnia. “Esta iniciativa só foi possível graças a parceria com o Governo do Estado. Por isso agradeço ao governador Helder Barbalho por esse compromisso com a educação do município de Ourilândia”, destacou o prefeito.

Parceria entre Sectet, prefeitura de Ourilândia e Unifesspa possibilitará aumento do IDH do município. Foto: Divulgação.

Para o  secretário de Educação de Ourilândia, José Leite, hoje foi um dia importante para o município de Ourilândia, especialmente para a área da educação, onde foi fechado o compromisso de iniciar os trabalhos com os cursos de Zootecnia em outubro deste ano e, em 2022, com o curso de Geologia. 


Segundo o reitor da Unifesspa, Dr. Francisco Ribeiro, a universidade, que atua nesta importante região do estado, estará presente também em Ourilândia com os cursos de Zootecnia e Geologia, que irão ajudar na melhoria do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em um município tão importante, onde existem diversas minas ou potencial mineral incrível. “Agradeço ao Governo do Estado pelo importante apoio neste projeto que, para mim,  é um dos mais bonitos que está sendo desenvolvido na área de educação. E também agradecer ao prefeito por ter encampado este projeto tão importante para o município”.

 

 

Redação Portal Fato Regional