Ourilândia, São Félix do Xingu, Xinguara e Redenção estão entre beneficiados com 169 novas vagas do programa Mais Médicos no Pará

O primeiro edital do Mais Médicos de 2025 foi lançado, paralelamente, com o novo aplicativo e-SUS APS, um prontuário eletrônico do SUS gratuito e que visa acelerar a integração da informação do paciente entre atenção primária e atenção especializada, com objetivo de reduzir o tempo dos usuários na fila de espera
Em 3 anos, o PMMB saiu de 13 mil profissional, em 2022, para 26 mil em 2025 já em, atuação, sendo que novas vagas estão abertas (Foto: Matheus Damascena / MS)

O Ministério da Saúde divulgou o primeiro edital de 2025 do Programa Mais Médicos Para o Brasil (PMMB), com oportunidades para contratação imediata de 2.279 profissionais. Desse total, 169 foram destinados ao Pará, com vagas para 16 municípios das regiões Sul e Sudeste do Estado. Somente na região do Araguaia, foram beneficiados Ourilândia do Norte, Água Azul do Norte, Bannach, Cumaru do Norte, Redenção, Santa Maria das Barreiras e Xinguara.

“Nessa etapa, as vagas estarão abertas para adesão dos gestores de 4.771 municípios. Com o preenchimento dessas vagas, serão mais de 28 mil profissionais atuando em todo o país. Esses profissionais atuam nas equipes de Saúde da Família que fazem o atendimento e o acompanhamento mais perto da população e, quando necessário, encaminham para uma consulta com profissionais especializados. Uma importante ferramenta vai auxiliar na redução do tempo de espera: o e-SUS APS, diz nota do Ministério da Saúde.

(Arte: Luã Couto / Fato Regional)

O prontuário eletrônico do SUS é gratuito e acelera a integração da informação do paciente entre atenção primária e atenção especializada. É por meio desse prontuário que o profissional do Mais Médicos sabe se o paciente voltou à unidade para retorno da consulta, se as informações estão completas e se os exames estão em dia, ou seja, um canal rápido e eficiente, tanto para o paciente, como para o profissional.

O número de profissionais do Mais Médicos atendendo a população, como aponta o Ministério da Saúde, passou de 13,1 mil em 2022 para 26 mil em atividade, em 4,5 mil municípios. Mais de 66 milhões de pessoas são beneficiadas pela iniciativa atualmente.

Lançamento do e-SUS APS e o novo edital do Programa Mais Médicos para o Brasil (Foto: Matheus Damascena/MS)

Municípios têm até esta segunda, 24 de março, para confirmar a vaga

Das cidades que vão receber médicos a partir do novo edital, com foco nas regiões de maior vulnerabilidade e áreas de difícil acesso, 1.296 municípios de todos os estados terão vagas imediatas e os outros 3.475 poderão manifestar interesse e ter ampliação de profissionais. Setenta e seis municípios paraenses terão contratações imediatas e 67 para cadastro reserva. A região da Amazônia Legal será contemplada com 473 vagas em 709 cidades.

Para aderir, gestores dos estados e municípios devem se inscrever por meio do sistema e-Gestor até esta segunda-feira, 24 de março, com resultado do edital previsto para 8 de abril. O novo edital do Ministério da Saúde também garante a promoção da igualdade étnico-racial. Estão previstas vagas afirmativas para médicos negros, quilombolas, indígenas e com deficiência.

O Mais Médicos garante assistência em saúde para mais de 66 milhões de pessoas. Neste ano, programa alcançou o maior número de profissionais ativos em Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs), com 591 médicos. O PMMB é um programa de incentivo à formação de especialistas em Medicina de Família e Comunidade, ou seja, profissionais dedicados à atenção primária, a principal porta de entrada do SUS.

(VICTOR FURTADO, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais