segunda-feira, 25 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

“Outubro”, romance ambientado no Círio será lançado em live, no sábado (3)

Romance do escritor e jornalista Tiago Júlio Martins já pode ser comprado, em contato direto com o autor do bem recebido "Cabeça Bipolar". A live de lançamento será às 16h.
Num passeio sem sair de casa que a leitura permite, a história de Eduardo e Alice é chance de muitas pessoas conhecerem a capital paraense e viverem ou reviverem o encanto do Círio de Nazaré. (Foto: Divulgação)

“Outubro”, o segundo livro do jornalista e escritor paraense Tiago Júlio Martins, será lançado em uma live, no próximo sábado (3). Começa às 16h, nas redes sociais dele. Trata-se de uma história de uma história de amor que nasce em meio a todas as cores, cheiros e sentidos do Círio de Nazaré. Assim o autor descreve.

Tiago dividirá tela com Izabela Cristian, do projeto Cuíra Literária. Falará detalhes sobre a trama da obra. Neste ano, muitos devotos sentirão falta das procissões de rua, em um momento atípico em que, por conta da pandemia, o Círio será virtual. “Outubro” chega como um convite a viver integralmente a magia da maior festa popular do povo paraense, com toda riqueza e possibilidades que a literatura permite.

A pré-venda de “Outubro”, aberta no início de agosto, foi um grande sucesso, diz Tiago. Com mais de 70 exemplares vendidos, o autor precisou encomendar uma tiragem maior do livro para dar conta de atender a todos os interessados. Quem comprou a obra antecipadamente, receberá o exemplar em casa, com um marca-página personalizado e uma fitinha do Círio de Nazaré, para amarrar no pulso e fazer três pedidos. Algumas unidades dos brindes ainda estão disponíveis para quem adquirir o livro após o lançamento, mas em caráter limitado.

“Outubro” leva o selo da editora paraense Folheando. Tem projeto gráfico de Marina Ramos, revisão de Dimas Oliveira e fotografia de Sidney Oliveira. É uma publicação independente que, mesmo em meio às atuais adversidades do mundo, tenta encontrar seu espaço nas mãos e olhares de leitores.

Por conta das restrições sanitárias geradas pela covid-19 e da necessidade de resguardo, o coquetel de lançamento não poderá ser aberto ao público. Interessados em adquirir a obra devem procurar o autor por WhatsApp, redes sociais ou e-mail. O preço é R$ 35, com frete incluso. A live de lançamento, no entanto, será pública e todas e todos estão convidados a prestigiar.

Um pouco mais do enredo de “Outubro”

Eduardo, repórter de um jornal local, é escalado para cobrir o Arrastão do Círio, capitaneado pelo Instituto Cultural Arraial do Pavulagem, na véspera da grande romaria de domingo. No meio do cortejo, ele avista uma fotógrafa, que se identifica como Alice. Apesar de serem completos desconhecidos, a força do choque dos dois, em meio a centenas de milhares de pessoas, tem efeitos decisivos no caminho de ambos. Esta é a premissa de “Outubro”: investigar o poder de encontros, aparentemente aleatórios, e a comunhão de afetos entre pessoas únicas.

A história principal do livro ocorre em apenas 24 horas, da manhã do sábado do Arrastão ao domingo do Círio. Neste meio tempo, Eduardo e Alice passeiam e descobrem encantos de Belém enquanto visitam locais, como o Mercado do Ver-o-Peso, a Estação das Docas e a Praça da República.

“Outubro” apresenta duas visões distintas: o ceticismo de Eduardo, habituado à cidade, e a espiritualidade desenvolvida de Alice, que está visitando a capital paraense pela primeira vez. A fotógrafa guarda um grande segredo, depois revelado ao repórter, e que delimita rumos muito maiores do que aqueles que Eduardo poderia sequer imaginar.

Sobre o autor:

Tiago Júlio Martins é escritor, poeta, jornalista e roteirista. Nasceu em 1990, em Belém do Pará. É bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade da Amazônia (Unama) e especialista em Produção Audiovisual, pela Estácio Iesam. Trabalhou durante três anos, de 2012 a 2015, como repórter do jornal impresso Diário do Pará, setorizado nas editorias de cidades e cultura. Publicou em 2016 seu primeiro livro, a autobiografia “TARDIS”, com uma tiragem que esgotou na semana de lançamento. Em 2018, publicou na Amazon a versão digital do livro, intitulada Cabeça Bipolar, que possui, neste momento, mais de 1.000 downloads, entre pagos e gratuitos.

Tiago é, também, roteirista do curta-metragem “Ao Quadrado” e corroterista do curta experimental “Surto”. Atualmente, atua como freelancer enquanto se dedica, paralelamente, a atividades artísticas. Entre outras premiações, destacam-se seleções de trabalhos nos festivais “Te Aquieta Em Casa”, do Governo do Estado do Pará, “Embalando A Arte Na Rede”, da Prefeitura Municipal de Belém, e “Festival UP”, a nível nacional, todos em 2020. Além disso, ganhou, por votação popular, duas categorias dos “Prêmios Literários 2020”, organizados pela Academia Paraense de Letras E Artes: “Melhor Poeta” e “Melhor Conjunto Da Obra.” “Outubro” é seu segundo livro.

Serviço:

Live de lançamento oficial do livro “Outubro”, de Tiago Júlio Martins
Quando? Sábado (03 de outubro)
Hora? 16 horas.
Onde?
Instagram: @otiagojulio
Facebook: Tiago Júlio Martins

Ficha técnica:


Autor: Tiago Júlio Martins (@otiagojulio)
Editora: Editora Folheando (@editorafolheando)
Capa: Marina Ramos (@linhasdemar)
Revisão: Dimas Oliveira (@0liveiradimas)
Foto da biografia: Sidney Oliveira (@sidneyoliveiraimagem)

(Da Redação Fato Regional, com informações de Tiago Júlio Martins)