quinta-feira, 25 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Pacientes seguem internados com quadro de saúde estável no Hospital de Redenção

Sespa investiga os diversos vírus respiratórios circulantes da gripe que os acometeu.

Uma mulher, de 31 anos, e sua criança, de 3 anos, seguem internados com quadro de saúde estável no Hospital Regional de Redenção, no sul do Pará. Elas apresentaram quadros de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e, segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em ambos foi aplicado o protocolo de manejo para a doença com a introdução do antiviral Oseltamivir, como preconiza o Ministério da Saúde. Outras duas, sendo uma outra mulher, de 20 anos, e uma criança, que tinha um ano e era filha da mulher internada, foram também recebidas com mesmos sintomas, mas evoluíram à óbito na segunda-feira (13). As mortes ocorreram logo após a entrada no Hospital Regional.

“Uma criança e uma adulta evoluíram a óbito logo após a entrada no Hospital Regional sem que houvesse tempo de realização de exames clínicos e laboratoriais adequados, inclusive a coleta para a identificação do vírus respiratório que causou os quadros de SRAG e, possivelmente, os óbitos”, explica a Sespa.

Ainda segundo a Sespa, os dois pacientes internados já tiveram material coletado, a fim de que seja identificado qual dos diversos vírus respiratórios circulantes está envolvido e levou o quadro. As possibilidades são o Influenza A (H1N1 ou H3N2); influenza B; Parainfluenza 1, 2 ou 3; Vírus Sincicial Respiratório e Adenovírus ou Metapneumovírus.


A SRAG é o agravamento da síndrome gripal com o surgimento de cansaço e falta de ar, principalmente. A população mais acometida por SRAG é formada por crianças de sete meses a menores de dois anos de idade, com 34 casos notificados; crianças menores de seis meses de idade, com 29 casos registrados, e de três a dez anos de idade, com 21 casos. Os municípios com maior número de notificações foram Belém (89) e Marituba (09), ambos na Região Metropolitana, e Parauapebas (8), no sudeste paraense.

 

 

Fonte: OLIBERAL.COM