sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Pandemia adia a III Festa Literária Internacional do Xingu para 2021

A organização do evento fará uma live literária na próxima quinta-feira, dia 20, às 19h, com o tema 'Festas Literárias: Tempo Presente, Tempo Futuro!'.
Sarabalsa: uma das atividades mais procuradas na II Festa Literária do Xingu (FLIX), um sarau literário sobre as águas do Rio Xingu (Bartolomeu Neto/ Divulgação)

A III Festa Literária Internacional do Xingu ( FLIX) programada para este ano foi adiada para 2021. A mudança aconteceu devido a pandemia do novo coronavírus. A III FLIX ocorrerá de 21 a 24 de abril do ano que vem, em diversos espaços culturais da cidade de Altamira, sudoeste do Pará.

A live contará com a participação da Secretária de Estado de Cultura Úrsula Vidal, do diretor de Leitura e Informação da Fundação Cultural do Pará, Guilherme Relvas, da representante da Secretaria de Cultura de Santarém, Maria Lídia Aires e do secretário de Cultura de Marabá, José Scherer.

A coordenação do evento representada pela Namazônia e Instituto Xingu preparou uma série de atividades prévias online para os interessados.  “Ainda neste ano, estaremos realizando uma série de eventos online para debater a respeito do ‘novo normal’ em acontecimentos que geram a reunião de muitas pessoas”, informa a coordenadora geral e idealizadora da FLIX professora Maria Ivonete Coutinho do campus Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA).

“Em suas edições  a FLIX tem proporcionado um espaço artístico, cultural e socioambiental para a produção literária amazônica,  para as narrativas orais indígenas do Xingu, as expressões identitárias e sua inter-relação com a diversidade cultural brasileira, queremos repetir tudo isso em 2021”, afirma a idealizadora da FLIX  professora Maria Lídia


O evento apresentará uma programação diversificada para atender ao público infantil, jovem e adulto, com mesas temáticas, conferências, oficinas, seminários, roda de conversas e debates, lançamento de livros, feira de produtos da sociobiodiversidade, feira da cultura alimentar exposições, além de shows artísticos culturais.

 

 

Fonte: O LIBERAL