quinta-feira, 21 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Pará ainda não tem previsão para flexibilizar uso de máscara

Estados como Rio de Janeiro e Distrito Federal já publicaram regras para o não uso da máscara de proteção em ambientes abertos.
Crédito: Bruno Cecim / Agência Pará

Com o avanço da imunização no Brasil, onde mais de 54,79% da população está vacinada com as duas doses ou dose única, algumas regras de prevenção e proteção começam a ser flexibilizadas em alguns estados e municípios. Uma delas, diz respeito à liberação do uso de máscaras em espaços públicos.

Estados como Rio de Janeiro e Distrito Federal já publicaram regras para o não uso da máscara de proteção em ambientes abertos. Apesar do Pará estar avançando na imunização contra a covid-19 e consequentemente reduzindo o número de casos e de mortes da doença, a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) informou que não há nenhuma discussão sobre a flexibilização no Estado.

“ A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que apesar da melhora no cenário da pandemia no Estado do Pará, a desobrigação do uso de máscaras ainda não está em discussão”, diz a nota da Sespa.

Segundo o último boletim epidemiológico, não houve nenhum registro de morte por covid-19 nos últimos sete dias. A ocupação dos leitos clínicos no Estado está atualmente em 33,51%, a dos leitos de UTI em 38,35%.

O Pará tem atualmente 38,88% da população vacinada contra a covid-19 com as duas doses ou dose única. 57,67% da população estão imunizadas apenas com uma dose.


No Rio de Janeiro, a lei que flexibiliza o uso de máscaras já está em vigor desde a última quinta-feira, 28. No mesmo dia, a prefeitura também flexibilizou o uso de máscaras em lugares abertos na cidade, alcançando os 65% de toda a população completamente imunizada. Belo Horizonte e São Paulo também já diminuíram algumas restrições em função da pandemia, como o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e shows, mas a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos continua.

 

 

 

 

Fonte: RomaNews