sábado, 18 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Pará é o Estado que mais reduziu a violência no Brasil, aponta pesquisa

Foto: Agência Pará. Marcelo Seabra.

Com um número de mortes em decorrência da violência igual ou superior a de uma guerra, o Estado do Pará tinha cidades que figuravam por anos no ranking das cidades mais violentas do Brasil. Hoje, os mesmos estudos que davam a triste notícia aos paraenses e ao restante do país, mostram que o Estado voltou a gerir as ações de prevenção e ao enfrentamento da criminalidade, o que resultou na diminuição de 19% dos Crimes Violentos Letais, que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, elevando o Pará ao topo do ranking como o estado que mais reduziu a criminalidade no Brasil, de acordo com dados do Monitor da Violência/G1, divulgados na última sexta-feira, 12.

Nos últimos dois anos, o estado avançou no combate ao crime organizado, desarticulando grupos criminosos acusados de cometerem homicídios em série na Região Metropolitana de Belém; possibilitou investigações e perícia científica com mais eficácia. A forte presença das policiais nas ruas atuou de forma preventiva e conseguiu evitar que crimes acontecessem. O sistema prisional também foi alvo de intervenção. O Estado voltou a administrar os presídios e realizou ações para impedir que criminosos mandassem ordens para o cometimento de crimes extramuros.


Ainda com o orçamento do ano anterior, em 2019, a meta era reduzir a criminalidade em 14% até 2022. Uma média de 3,5% ao ano, porém, ainda no primeiro ano de gestão, a queda no índice de criminalidade foi de 30%. Ou seja, mais que o dobro do planejado para quatro anos, na comparação entre 2018 e 2019. Entre os fatores que contribuíram para essa conquista está a presença da Força Nacional em ações ostensiva, de polícia judiciária e de perícia. Este foi o primeiro compromisso do feito pela atual gestão governamental. A instalação do programa Territórios pela Paz (Terpaz) também garantiu a redução e, tão importante quanto, a manutenção dos baixos índices de violência e a promoção da paz e cidadania nos sete bairros da RMB contemplados pelo programa.

 

Fonte: Agência Pará