Nos primeiros 13 dias de janeiro deste ano, o Pará registrou a abertura de 4.198 novas empresas. Isso representa um salto de 60% em comparação ao mesmo período de 2024, quando houve 2.473 negócios formalizados. O crescimento reflete um momento de aquecimento econômico em diversas áreas do mercado paraense, em especial, nos setores de serviços, comércio e indústria no Estado.
Para Filipe Meireles, presidente em exercício da Junta Comercial do Pará (Jucepa), o número pode ser atribuído a diversos fatores, como a confiança dos empreendedores no ambiente de negócios local. “Também é reflexo dos investimentos dos empreendedores no potencial econômico do Pará, principalmente com o impacto da COP30, além, é claro, das ações da Jucepa, que têm incentivado a formalização e o empreendedorismo no Estado”, avalia.
Há projeção de que esse crescimento deva manter o ritmo, fazendo com que o Pará siga se destacando como um dos Estados com maior potencial de desenvolvimento econômico na Região Norte. A perspectiva é de que o bom desempenho observado em janeiro seja apenas o início de um ano promissor, com mais empresários buscando formalizar seus negócios e aproveitar o ciclo positivo da economia.
A Jucepa, assegura Meireles, tem investido na aceleração do processo de formalização das empresas, adotando medidas como a digitalização de processos, simplificação das etapas e maior agilidade no registro. A parceria com outros órgãos estaduais, municipais e federais também tem dado suporte para que pequenos e médios empresários consigam acessar linhas de crédito, capacitação e orientações jurídicas, fortalecendo o ecossistema empresarial.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Prefeito Toni Cunha deve decretar calamidade pública por condições do Hospital Municipal de Marabá
- Presidente da Câmara de Ourilândia e vereadores se reúnem com direção do Hospital Regional da PA-279 sobre pagamento de salários
- Prefeito Toni Cunha deve decretar calamidade pública por condições do Hospital Municipal de Marabá
- Indígenas ocupam Seduc, em Belém, para contestar extinção do Some e perda de direitos de professores
- Prefeitura de Tucumã oferece descontos especiais para pagamento do IPTU em dia
- VÍDEO: Gestão Osvaldinho inicia mutirão de limpeza em Xinguara, com foco no combate ao mosquito dengue
- Parauapebas já teve 3 tremores de terra em 2025; Sul e Sudeste do Pará tiveram 9 ocorrências em 2024
- Entenda as novas regras da Receita Federal sobre monitoramento de Pix acima de R$ 5 mil, que não criou impostos
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!