sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Pará já registrou abertura de mais de 4 mil novas empresas nesta primeira quinzena de 2025

O Pará segue se destacando como um dos Estados com maior potencial de desenvolvimento econômico na Região Norte. O número de novos negócios abertos já é 60% superior em comparação ao mesmo período de 2024. O ritmo deve continuar acelerado por conta da COP30 e empresários podem contar com a Jucepa para agilizar a abertura de empresas.
O setor de construção civil e obras públicas tem tido uma significativa participação na geração de novas vagas de trabalho no Pará e abertura de negócios, junto a serviços e comércio (Foto: Carlos Tavares / Agência Pará)

Nos primeiros 13 dias de janeiro deste ano, o Pará registrou a abertura de 4.198 novas empresas. Isso representa um salto de 60% em comparação ao mesmo período de 2024, quando houve 2.473 negócios formalizados. O crescimento reflete um momento de aquecimento econômico em diversas áreas do mercado paraense, em especial, nos setores de serviços, comércio e indústria no Estado.

Para Filipe Meireles, presidente em exercício da Junta Comercial do Pará (Jucepa), o número pode ser atribuído a diversos fatores, como a confiança dos empreendedores no ambiente de negócios local. “Também é reflexo dos investimentos dos empreendedores no potencial econômico do Pará, principalmente com o impacto da COP30, além, é claro, das ações da Jucepa, que têm incentivado a formalização e o empreendedorismo no Estado”, avalia.

Há projeção de que esse crescimento deva manter o ritmo, fazendo com que o Pará siga se destacando como um dos Estados com maior potencial de desenvolvimento econômico na Região Norte. A perspectiva é de que o bom desempenho observado em janeiro seja apenas o início de um ano promissor, com mais empresários buscando formalizar seus negócios e aproveitar o ciclo positivo da economia.

A Jucepa, assegura Meireles, tem investido na aceleração do processo de formalização das empresas, adotando medidas como a digitalização de processos, simplificação das etapas e maior agilidade no registro. A parceria com outros órgãos estaduais, municipais e federais também tem dado suporte para que pequenos e médios empresários consigam acessar linhas de crédito, capacitação e orientações jurídicas, fortalecendo o ecossistema empresarial.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!