Pará lança plataforma digital para fortalecer a agricultura de baixo carbono e monitorar produtores rurais

Plataforma desenvolvida pela Sedap e Iterpa, com apoio do BID, vai permitir que produtores rurais realizem cadastro e acompanhem metas de sustentabilidade; lançamento oficial está previsto para a COP30, em Belém.
Produtores poderão inserir dados de produção mesmo sem internet. Foto: Divulgação.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) realizou nesta quarta-feira (22) um treinamento com representantes de órgãos estaduais sobre o Sistema de Cadastro e Regularização Fundiária (Sicarf), ferramenta que vai integrar as ações do Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono (ABC+ Pará).

Desenvolvido pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Sicarf será disponibilizado em formato de portal e aplicativo, oferecendo aos produtores paraenses uma plataforma moderna e acessível para cadastrar propriedades, sistemas produtivos e informações ambientais.

Treinamento com representantes de órgãos estaduais sobre o Sicarf – Plano ABC+ PA. Foto: Divulgação.

De acordo com Renan Ribeiro, analista de requisitos da empresa YOUX, responsável pelo desenvolvimento do sistema, o objetivo é fortalecer a gestão sustentável no campo e ampliar o alcance das políticas públicas voltadas à agricultura de baixo carbono.

“Criamos essa plataforma para que o Estado pudesse cadastrar produtores com sistemas produtivos sustentáveis (SPSs) e monitorar as metas do Plano Estadual ABC+. O objetivo final é certificar os produtores, possibilitando que essa certificação sirva, futuramente, como mecanismo de acesso a políticas públicas”, explicou o analista.

Além do portal, os produtores terão acesso ao aplicativo Sicarf ABC+, disponível para dispositivos Android, que permitirá o registro de dados mesmo offline, facilitando o uso em áreas rurais com baixa conectividade.

“O aplicativo e o sistema web são totalmente integrados. O produtor pode inserir dados de produção mesmo sem conexão com a internet”, reforçou Renan Ribeiro.

Durante o treinamento, servidores estaduais testaram o sistema e apresentaram sugestões de aperfeiçoamento. A previsão é que o lançamento oficial do Sicarf – Plano ABC+ Pará ocorra durante a COP30, conferência mundial sobre mudanças climáticas que será realizada em Belém.

Com a iniciativa, o Governo do Pará reforça seu compromisso com a agricultura sustentável, a redução das emissões de carbono e o monitoramento ambiental eficiente, em sintonia com as metas globais de sustentabilidade

 

 


(Da Redação do Fato Regional com informações da Agência Pará).

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!



Leia mais