sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Pará lança vacinômetro para monitorar vacinação contra covid-19

Conforme o andamento das fases de vacinação, a ferramenta deve ser aprimorada e atualizada com mais opções de filtros
Crédito: Ascom/Pró-Saúde

O vacinômetro é uma ferramenta digital que permite à população acompanhar o número de pessoas que foram vacinadas contra a covid-19 no Estado, bem como o desempenho dos municípios e das regiões de Saúde. A ferramenta desenvolvida pelo Governo do Estado do Pará pode ser acessada neste site.

Com a nova ferramenta, ainda em fase de aperfeiçoamento para inserção e divulgação de mais dados, é possível monitorar a vacinação contra doença do novo coronavírus no Pará. Ela apresenta a soma de doses registradas no sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS), público-alvo das fases da campanha, porcentagem do público-alvo vacinado para as fases da campanha e gráficos e tabelas com doses administradas diariamente e registradas, além de número acumulado de doses administradas.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que, conforme o andamento das fases de vacinação, a ferramenta deve ser aprimorada e atualizada com mais opções de filtros. “O vacinômetro é um portal interativo, onde é possível filtrar os dados por cobertura vacinal, por região de saúde, por município ou por público-alvo, como: indígenas, idosos e profissionais de saúde. Conforme forem sendo realizadas outras fases da campanha, vamos adicionando mais opções de público-alvo. Queremos disponibilizar uma atualização diária do portal, como já é feito com o site de dados de covid-19”, informa a diretora do Cievs, Daniele Nunes.

A atualização dos dados deve ser feita, a partir da inserção de registros nos sistemas de informação nacional da campanha, pelos estabelecimentos de saúde dos municípios, explica o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho. “A Sespa construiu uma plataforma web que vai ser atualizada pelo Sistema de Informação Nominal do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Então, conforme os municípios forem adicionando no sistema nacional o quantitativo de aplicações de doses das vacinas, essa informação vai ser automaticamente computada no Vacinômetro e ficará disponível para a população”, afirmou.


O secretário acrescentou que conforme o Ministério da Saúde disponibilizar mais doses de vacinas, a Sespa divulgará as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19.

Fonte: Agência Pará