Pará lidera desmatamento na Amazônia, apesar de queda de 11% na região

Dados do Inpe mostram redução pelo terceiro ano seguido, mas Pará, Mato Grosso e Amazonas concentram 80% da devastação.
Apesar da redução, o Pará segue como um dos estados que mais contribuíram para o desmatamento, ao lado de Mato Grosso e Amazonas. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

O desmatamento na Amazônia e no Cerrado caiu 11% entre agosto de 2024 e julho de 2025, segundo dados do Prodes/Inpe divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente. Na Amazônia, foram desmatados 5.796 km², a terceira menor taxa desde 1988 e o terceiro ano consecutivo de queda.

Apesar da redução, o Pará segue como um dos estados que mais contribuíram para o desmatamento, ao lado de Mato Grosso e Amazonas, responsáveis juntos por 80% da devastação na Amazônia Legal.

Entre os estados com melhor desempenho, o Tocantins registrou queda de 62%, seguido do Amapá (-42%) e Roraima (-37%). Em Rondônia, a redução foi de 33%, no Acre de 27%, no Maranhão de 26% e no Amazonas de 16,93%.

O coordenador do Programa BiomasBR do Inpe, Cláudio Almeida, alertou que, apesar da queda geral, houve aumento de 25% no desmatamento em Mato Grosso, impulsionado por incêndios florestais. “Há uma degradação progressiva que leva a floresta ao colapso”, destacou.

 


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Brasil).

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais