Conforme dados levantados por meio de um software que monitora a aglomeração de pessoas na capital e nos municípios do interior, a Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), verificou que o Pará registra 52,5% de isolamento, e permanece figurando na 15ª colocação entre os estados brasileiros.
“Não estamos ruins na posição, mas percebemos que ainda precisamos melhorar para evitar o contágio, principalmente porque o Pará já computa óbitos em decorrência do vírus. É importante que a população tenha consciência de ficar em casa, mas também vamos traçar operações específicas para que os bairros que apresentem menor índice de isolamento possam melhorar e aqueles que têm o índice bom possam melhorar ainda mais”, explicou o secretário de segurança pública, Ualame Machado.
Municípios – De acordo com os dados, os cinco melhores índices de isolamento, ou seja, onde as pessoas passaram mais tempo em casa respeitando a quarentena, estão nos municípios de Chaves (77,1%); Quatipuru (74,1%); São José do Araguaia (73,2%); Inhangapi 68,6%; Tracuateua (66,7%).
Já entre os municípios que apresentaram pior índice de isolamento, isto é, locais onde as pessoas não ficaram em casa, estão: Abel Figueiredo (34,6%); Conceição do Araguaia (38,3%); Jacareacanga (39,8%); Pacajá (40,8%); e Tucumã (41,2%);
(Fonte: Agência Pará)