O Pará pode adotar, em breve, uma nova tecnologia para combater o avanço do novo coronavírus no Estado: conhecida como “Sistema Carbyne”, a plataforma israelense permite que atendentes do Centro Integrado de Operações (Ciop) e denunciantes estabeleçam contato em tempo real por vídeo, chat e localização GPS para combater aglomerações. A ideia é que, com a tecnologia, os cidadãos consigam mostrar, por suas câmeras, em tempo real, como está a aglomeração em determinado local, por meio do 190. Para isso, nenhum aplicativo precisa ser instalado nos celulares e não é preciso estar perto do espaço aglomerado: a localização tem precisão de até 10 metros.
“O cidadão que quer denunciar um bar que esteja funcionando, por exemplo, irá ligar para o 190. Quando o atendente iniciar o atendimento vai perguntar se a pessoa pode disponibilizar as imagens para verificar a denúncia, e até para dar suporte à equipe que irá atender a ocorrência. Não temos acesso a nenhum dado pessoal. Não baixa nenhum aplicativo. Apenas a câmera dela passa a ser uma câmera nossa, espelhada no Ciop, vendo o que ela está filmando. A partir do momento que a ligação é encerrada, nós não temos qualquer acesso a imagens ou dados do cidadão”, explica o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado.
Os testes com a ferramenta, que é uma plataforma em nuvem para sistemas de comando e controle inteligente, e utiliza apenas a rede 3G/4G para obter tanto a localização como as imagens de vídeo transmitidas pela câmera do celular do próprio denunciante, foram iniciados na última sexta-feira (17) em algumas ocorrências. A expectativa é que, caso seja aprovada após período de avaliação, a tecnologia seja adquirida pela Segup.
A ideia, segundo o secretário Ualame Machado, é que, com o tempo, a tecnologia possa ser utilizada em diversas ocorrências atendidas pelo Ciop. O foco atual, entretanto, é o combate à pandemia, a partir do atendimento de ocorrências relacionadas ao descumprimento do decreto que proíbe aglomerações.
Funcionamento
Durante a ocorrência, o atendente do Ciop solicita permissão para obter acesso à câmera do celular do cidadão. Em seguida, um link é enviado por mensagem para o celular e, ao clicar no link e abrir a câmera do aparelho, o denunciante já estará transmitindo ao vivo as imagens da ocorrência para a central do Ciop. Com isso, as ocorrências da segurança pública poderão ser verificadas com mais precisão e detalhes, além de coibir trotes, reduzindo, ainda, o tempo de despacho das viaturas e custos operacionais.
Fonte: O Liberal