As feiras do setor de turismo são oportunidades para se alcançar objetivos estratégicos como as chamadas capacitação de destino, como a que a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) promoveu na última terça-feira (04), durante a World Travel Market Latin America (WTM LA), no Expo Center Norte, em São Paulo.
“Essa é uma capacitação para cerca de 50 agentes de turismo. Essa gestão entende como uma ferramenta essencial na promoção do estado, já que estamos falando de um mercado extremamente competitivo, em que esses profissionais são peças fundamentais, uma vez que eles vão colocar nossos produtos (destinos e/ou atrativos) na prateleira, ou seja, na formatação de pacotes e roteiros de viagem”, explica a diretora de Produtos Turísticos da Setur, Alessandra Pamplona, que será a responsável por capacitar os agentes de viagens sobre o Destino Pará.
De acordo com a diretora, o objetivo básico é ser lembrado como destino turístico diferenciado.
“A qualificação vai contribuir para ampliar o conhecimento desses agentes sobre o estado do Pará. Eles são os nossos primeiros clientes porque precisam conhecer o nosso produto, se encantar pelo destino, antes de oferecer aos clientes deles. Isso é natural. A gente só vende uma ideia que a gente compra. E precisamos que estes agentes de turismo comprem o nosso destino como algo muito palatável para se vender”, destaca a diretora.
A apresentação do Destino Pará é focada nos principais atrativos do estado. “Vamos falar um pouco dos nossos carros-chefes: Belém, Santarém e Marajó. E vamos falar um pouco dessa segmentação de natureza, da nossa rede hoteleira, dos acessos para o estado, mas também vamos destacar o empoderamento do Pará como Amazônia”, diz Pamplona ao reforçar que é importante essa percepção que o mercado precisa ter do Pará como uma possibilidade efetiva de estar “em contato com a marca forte e competitiva turisticamente falando que é a Amazônia”, complementa.
A WTM LA prossegue até esta quarta-feira (05), reunindo mais de 20 mil profissionais de viagem de turismo, 565 expositores de 40 países e 90 compradores (empresas do setor), que participam das rodadas de negócios. A feira é considerada a maior feira do setor de viagens e turismo da América Latina, com dimensão global, e faz parte do planejamento estratégico de mercado da Setur.
Fornatur – Como parte da programação da feira, o Pará também marcou presença na 18ª reunião extraordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), na qual será representado pelo secretário-adjunto da Setur, Lucas Vieira.
Na pauta do encontro, temas relevantes serão discutidos pelos líderes do setor como a apresentação preliminar dos mercados prioritários e Agenda de Ações Promocionais da Embratur em 2023, a importância e os resultados obtidos com o Programa Especial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE) em decorrência da Pandemia da Covid-19, a situação do setor de parques nacionais e projetos que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) pode apoiar na captação de recursos para os estados.
“O Pará é um estado de muitas experiências, como podemos apresentar. Somado a isso temos a candidatura como sede da COP-30, em que os olhos do mundo vão se voltar para nosso estado. Então, estamos no momento oportuno para vender, para incluir nas plataformas, nos guias o Destino Pará. Esperamos que tenhamos plantado a semente nos agentes para que conheçam e promovam esse destino incrível e encantador”, sinalizou o secretário-adjunto da Setur, Lucas Vieira.