O Pará e outros nove estados, além do Distrito Federal, vão receber a implantação de mais 284 leitos com suporte ventilatório pulmonar para tratamento de pacientes com quadro confirmado ou com suspeita de covid-19 que necessitam de oxigênio. A medida foi autorizada pelo Ministério da Saúde na quinta-feira, 6.
O MS destinou R$ 4 milhões para a implantação desses novos leitos, além do Pará, serão contemplados Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraíba e o Distrito Federal.
Esses leitos servem como apoio para pacientes que precisam de internação e suporte para respirar e devem ajudar a aumentar a rotatividade dos leitos de Terapia Intensiva (UTI).
Os leitos foram autorizados para diferentes modalidades de unidades de saúde que realizam atendimento desses pacientes, de hospitais de grande e pequeno portes, pronto-socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Até o momento foram autorizados 2,7 mil leitos de suporte ventilatório pulmonar. A autorização é a nova modalidade de apoio financeiro dada pelo Ministério da Saúde, que substituiu a habilitação de leitos. O governo federal arca com parte das despesas. Agora, o pagamento não é mais antecipado, mas mensal.
Com informações da Agência Brasil.