domingo, 5 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Pará recebe mais 61 mil doses de vacinas contra covid-19

Imunizante é o Oxrford/AstraZeneca. Distribuição começa na sexta-feira e novas etapas de imunização começam na semana que vem.
Esquema de segurança foi montado para receber as vacinas no Aeroporto Internacional de Belém. (Foto: Marco Santos / Agência Pará)

O Pará recebeu, nesta quarta-feira (24), 61 mil doses da vacina contra covid-19 produzida pela Universidade de Oxford (Reino Unido) e pelo laboratório AstraZeneca (Suécia). É o quinto lote de imunizante que chega ao Estado e a distribuição começa nesta sexta-feira (26). É um reforço para os grupos prioritários, como estabelece o Plano Nacional de Imunização.

“São 61 mil doses de vacina para continuarmos a imunização contra a Covid-19. Estou acompanhando para garantir que haja continuidade da vacinação e que, consequentemente, possamos imunizar mais paraenses e vencer a luta em favor da vida”, afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

Ao todo, o Pará recebeu 315.840 doses dos imunizantes Oxford/AstraZeneca e CoronaVac. Ambas precisam de duas aplicações em cada pessoa para garantir a imunização. Os quatro primeiros lotes já são aplicados em todo o Estado para profissionais da saúde, idosos e indígenas aldeados que estão no público-alvo de vacinação nesta primeira fase.

“Vamos continuar priorizando os grupos definidos no Plano Nacional: os profissionais de saúde, os idosos, os indígenas e vamos continuar esse processo de imunização da nossa população. Quanto mais vacinas vão chegando, vamos imunizando e salvando mais vidas. A gente aguarda que, para as próximas remessas, venha o lote compromissado pelo Ministério da Saúde, para que assim a gente atinja grande parte da população e possamos, enfim, estarmos vencendo a luta contra o coronavírus”, ressaltou o secretário de Saúde, Rômulo Rodovalho.

Até 30 de março, o Pará deve receber 1,5 milhão de doses de vacinas contra covid-19. A informação foi repassada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião com o governador do Estado, Helder Barbalho, na última semana, em Santarém, oeste paraense.


O governador Helder Barbalho anunciou também que vai comprar 3 milhões de vacinas contra covid-19 de laboratórios credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar a aquisição de doses por estados e municípios.

(Da Redação Fato Regional, com informações da Agência Pará)