Pará recebe R$ 170 milhões e mais médicos especialistas para ampliar rede pública de saúde

Investimentos vão garantir novas unidades de atendimento, reforço na Atenção Primária e chegada de profissionais em municípios paraenses.
Atendimento médico fortalece a rede pública de saúde no Pará, garantindo mais acesso para famílias paraenses. (Foto: MS)

O Pará será um dos principais beneficiados pelo programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde.

O estado vai receber R$ 170 milhões para a construção de 67 novas unidades de saúde em 63 municípios e a chegada de 17 médicos especialistas, que já começaram a atuar em 10 cidades.

Com recursos do Novo PAC Seleções 2025, o Pará contará com três Centros de Atenção Psicossocial (Caps), duas Policlínicas e 62 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), fortalecendo a Atenção Primária e reduzindo a sobrecarga da rede especializada.

Atualmente, o estado possui 56 programas de Residência Médica e 29 multiprofissionais, com centenas de médicos e residentes em formação financiados pelo Ministério da Saúde.

Além disso, cinco hospitais paraenses já possuem certificação como hospitais de ensino, sendo referência na formação de especialistas e no atendimento pelo SUS.

Em todo o país, o programa prevê 899 novas unidades e 322 especialistas em atuação inicial, com prioridade para regiões de maior vulnerabilidade.

A Medida Provisória 1.301/2025, que cria o Programa Agora Tem Especialistas, voltado a acelerar o atendimento de pacientes por médicos especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS), foi aprovada pelo Senado Fereral e seguiu para sanção da Presidêmcia da República.

A proposta, aprovada na última quarta-feira (24), pretende reduzir filas e enfrentar a desigualdade na distribuição de profissionais pelo país.

 


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Secom/Governo Federal).

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!



 

Leia mais