Pará reduz em mais de 11% os crimes de roubo e furto de veículos, aponta Anuário Nacional

Estado tem a sexta menor taxa de roubos de veículos do país, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Foto: Divulgação.

O Pará registrou uma queda expressiva nos índices de crimes patrimoniais relacionados a veículos. De acordo com a 19ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgada em 24 de julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o estado apresentou uma redução de 11,4% na taxa de roubos e furtos de veículos entre 2023 e 2024.

Os dados, que comparam os períodos de janeiro a dezembro dos dois anos, indicam que o Pará passou de uma taxa de 163,4 ocorrências por 100 mil veículos para 144,8 — ficando bem abaixo da média nacional, que é de 278,0. Com isso, o Pará ocupa o 6º lugar entre os estados com as menores taxas de crimes dessa natureza.

Redução também é expressiva em números absolutos

Em números absolutos, foram registradas 4.068 ocorrências de furto e roubo de veículos em 2024, contra 4.292 em 2023 — uma queda de 5,21%, com 224 casos a menos.

Isoladamente, o crime de roubo de veículos também apresentou redução significativa: foram 1.263 casos em 2024, contra 1.534 em 2023, o que representa uma diminuição de 16%. Em termos proporcionais, a taxa caiu de 59,2 para 44,9 ocorrências por 100 mil veículos — uma redução de 24%, mais que o dobro da média nacional, que foi de 10,4%.

Investimento em tecnologia e segurança reforçada

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, os dados refletem os investimentos contínuos do governo estadual em segurança, tecnologia e inteligência policial.

“Estamos investindo em equipamentos modernos, como os totens com inteligência artificial e câmeras com reconhecimento de placas, que ajudam a evitar os crimes e também a recuperar rapidamente os veículos subtraídos. Isso gera mais segurança para a população e inibe a atuação dos criminosos”, destacou o secretário.

Tendência de queda segue em 2025

A tendência de queda nos índices segue também em 2025. Dados da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, apontam que, entre janeiro e junho deste ano, houve uma redução de 7% nos roubos de veículos em comparação ao mesmo período de 2024, e queda de 24% em relação ao primeiro semestre de 2023.

Foram 614 ocorrências registradas no primeiro semestre de 2025, contra 661 em 2024 e 812 em 2023.

Mais de R$ 85 milhões investidos só em 2025

O governo do Estado segue firme no combate à criminalidade com investimentos robustos. Apenas no primeiro semestre de 2025, foram mais de R$ 85 milhões aplicados em segurança pública, englobando aquisição de viaturas, armamentos, melhorias na infraestrutura e tecnologias como os novos totens inteligentes.

“Vamos continuar investindo e trabalhando diuturnamente para garantir um Pará cada vez mais seguro para todos os paraenses”, concluiu Ualame Machado.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

 

Leia mais