sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Pará registra redução de 26% no número de mortes violentas no início do ano

Dados do Monitor da Violência indicam 187 assassinatos a menos que o número de mortes deste tipo registrado no mesmo período do ano passado, quando 697 pessoas foram mortas no Pará.

No início de 2019, o número de mortes violentas caiu no Pará. Em janeiro e fevereiro deste ano foram 187 assassinatos a menos que os registrados no mesmo período do ano passado. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Essa é a primeira parcial divulgada este ano.

A ferramenta detalha os crimes cometidos no país e diferencia os dados em relação à ocorrência de homicídio doloso, ou seja, quando há intenção de matar; latrocínio, que é o roubo seguido de morte; e lesão corporal seguida de morte, quando a morte é causada por agressão.

Em todo o Brasil foram registrados 25% de mortes a menos que o total de crimes cometidos nos dois primeiros meses de 2018. No Pará esse índice é de 26,83%, por tanto, pouco acima da média nacional.

Números caem em todos os tipos de crimes

Enquanto o número de casos de lesão corporal seguida de morte se manteve igual ao de 2018, com o registro de apenas três casos nos dois primeiros meses, tanto deste ano, quanto do ano passado; os índices de latrocínios caíram em 21,6% e de homicídio doloso reduziram 27,25%.

Outro dado relevante é que no Pará o principal tipo de assassinato é o homicídio doloso, ou seja, desconectado de assaltos, roubos ou agressões. Em 2018, este tipo de crime matou 657 pessoas e, em 2019, 478 pessoas morreram desta forma. Uma redução de 27,2%, que, por ser a maior parte dos crimes que vitimaram os paraenses, puxa a redução dos dados no Estado.

Acompanhamento dos casos

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O levantamento revela que:

  • houve uma redução de 2.238 vítimas no período
  • quatro estados apresentaram uma redução superior a 30%
  • o Ceará teve a maior queda no país: 58%
  • apenas dois estados (Amazonas e Rondônia) tiveram aumento no número de mortes violentas

 

 

 

Fonte: G1 Pará