domingo, 14 de julho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Pará retoma aulas presenciais no dia 2 de agosto; veja como vai ser

Retomada vai acontecer de forma gradativa e priorizar alunos que vão participar do Enem este ano
Crédito: Rai Pontes/ Ascom Seduc

O Governo do Pará anunciou na manhã desta sexta-feira, 23, com vai funcionar o retorno às aulas presenciais no estado a partir do dia 2 de agosto. As informações foram passadas pelo governador Helder Barbalho, ao lado da secretária de Educação, Elieth Braga, e do secretário de Saúde, Romulo Rodovalho. O plano prevê o retorno de forma gradativa e escalonada.

Os primeiros a voltar serão os alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ou seja, aqueles matriculados no terceito ano do Ensino Médio e do terceito ao quinto ano do Ensino Fundamental, respectivamente.

A primeira etapa vai do dia 2 até 27 de agosto, com apenas 25% dos alunos presencialmente nas escolas. Com isso, será adotado um modelo de aulas híbridas. Além disso, a Seduco garantiu que serão respeitadas medidas como distanciamento e distribuição de álcool em gel e máscaras para os estudantes. Essa era uma das exigências do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sintepp).

O cronograma segue de forma escalonada, com 50% dos estudantes retornando a partir de 30 de agosto até 30 de setembro; e com 100% dos alunos deste primeiro grupo em sala de aula a partir de 1º de outubro.

Segundo fase

A segunda fase será composta por alunos do primeiro ao quarto ano do Ensino Fundamental  e do sexto ao oitavo ano do Ensino Médio; primeira e terceira etapas do EJA do ensino fundamental; e primeira etapa do EJA do Ensino Médio. Com 25% destes estudantes retornando de 16 a 27 de agosto, 50% de 30 de agosto a 27 de setembro e 100% a partir do dia 1º de outubro.

Terceira fase

Já na terceira fase, está previsto o retorno dos alunos que fazem parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Inicialmente com 25% da capacidade, do dia 30 de agosto até 30 de setembro; 50% de 1º a 22 de outubro e com 100% dos estudantes a partir de 26 outubro.


Aula Híbrida

O ensino híbrido é um sistema de formação no qual uma parte do aprendizado ocorre de maneira offline e a outra online. A parte online pode ser realizada tanto a distância quanto presencialmente, dentro de laboratórios na própria estrutura da escola.

Com informações Roma News