Cerca de 17 mil novos servidores foram nomeados no estado do Pará, no período de 2011 a 2018. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), informou que só na área da segurança pública, foram sete concursos realizados, de 2015 até hoje, nomeando 3.109 servidores no Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar.
Aina de acordo com a Secretaria, atualmente o quadro de servidores está em 108 mil ativos, desses, 90% são efetivos do Estado. Segundo a secretária da Sead, Alice Viana, “esse balanço é muito positivo na medida em que houve esta ampliação e reposição, sem que os gastos com pessoal fossem extrapolados, mantendo o equilíbrio fiscal e financeiro do estado”, pontuou.
Concursos inéditos – Em 2018 foram realizados 10 concursos, destes, dois foram inéditos no Pará: o da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), homologado no último dia 23 de novembro, com sete vagas preenchidas e, para agente prisional da Susipe, com previsão de homologação para o dia 13 de dezembro, com 500 vagas ofertadas.
Ainda sobre concursos realizados neste ano, aguardam apenas a homologação para 469 cargos na Susipe, Adepará, Detran e Seaster.
A Sead informou ainda que 12 concursos estão na fase de planejamento, dependendo da aprovação do projeto de lei 160 para posterior publicação. Esse projeto prevê a criação de cerca de cinco mil novos cargos distribuídos entre os seguintes órgãos: Hemopa, Fundação Santa Casa, Hospital de Clínicas Garpar Vianna, Sead, Hospital Ophir Loyola, Secretarias de Meio Ambiente e de Saúde, Universidade do Estado do Pará, Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Polícia Civil.
Da Redação Fato Regional, com informações da Agência Pará