O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 teve, até o final do período de inscrições, 351.599 candidatos paraenses. As inscrições terminaram na última sexta-feira, 17, mas os participantes têm até o dia 23 de maio para pagar a taxa, no valor de R$ 85. Um total de 141.132 inscritos do Pará ainda precisa efetuar o pagamento dentro deste prazo para confirmar participação no exame, conforme aponta balanço preliminar, até o início da tarde desta segunda-feira (20). Todas as etapas devem ser acompanhadas pelo site oficial do exame.
Somente após o período de pagamento da taxa é que o número real de candidatos será conhecido. Em 2018, o número efetivo de estudantes que fariam o exame foi 281.808 estudantes. Claro, ainda havia ausências a serem consideradas até o número final.
O pagamento deverá ser realizado por meio de GRU Cobrança e poderá ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos horários e critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.
Quem teve direito à isenção do pagamento da taxa e concluiu a inscrição no prazo, já tem sua participação garantida no exame. As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos: 3 e 10 de novembro. No Brasil, foram 6.384.957 de inscritos para a edição de 2019. O número final de participantes confirmados será divulgado no próximo dia 28.
O Enem é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Em 21 edições, o exame recebeu quase 100 milhões de inscrições.
O exame avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas. O exame também possibilita o financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Dados do Enem também permitem autoavaliação do estudante, como desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. Por enquanto, o exame continua com quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.
Fonte: OLIBERAL.COM