No primeiro semestre de 2023, o Pará foi o terceiro estado com o maior redução de crimes violentos letais intencionais (CVLI): 13,1% em comparação a 2022. Foi a segunda menor taxa de mortes na região Norte do Brasil. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (17), pelo projeto Monitor da Violência. Os CVLI incluem homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte.
“O estado do Pará teve uma das maiores reduções de todo o nosso país: reduziu em 13,1% o número de homicídios comparado ao mesmo período do ano passado, e no Brasil, houve redução de 3%. Isso demonstra a eficácia e a efetividade do sistema de segurança pública junto com a nossa sociedade para reduzir a criminalidade, garantindo paz para a população. Nós vamos continuar trabalhando, investindo, avançando com polícia na rua e com as Usinas da Paz para garantir proteção e cidadania para a nossa população”, avaliou o governador Helder Barbalho.
De janeiro a junho de 2023, foram registradas 983 ocorrências de CVLI. No mesmo período do ano passado, foram 1.131 crimes. Ualame Machado, titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), afirma que o Pará segue não apenas a tendência nacional de redução; o percentual é melhor que a média nacional.
“O Pará, mais uma vez, tem uma redução muito além do que apresentam alguns estados do Brasil. Chegamos a 13,1% de redução na criminalidade no primeiro semestre de 2023. Isso demonstra o quinto ano seguido nessa tendência. Ressaltamos que estamos no caminho certo, mas também sabemos que muito pode ser feito ainda. É de se comemorar o resultado de um estudo que é feito por um organismo não governamental”, afirmou Ualame.
A redução de CVLI alcançada pelo Pará envolve números absolutos, percentuais e taxas para cada 100 mil habitantes. Roraima ocupou a 1ª colocação no ranking de estados da região Norte, com base na menor taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes: 10,6 mortes a cada 100 mil habitantes. O Pará tem taxa de 11,2 mortes a cada 100 mil habitantes no semestre.
Além disso, em dados percentuais, o Pará foi o sexto estado da federação que mais registrou queda no número de CVLI, ficando atrás dos estados de Roraima -22,5%; Paraíba -22,4%; Sergipe -19,2%; Rondônia -19,1% e Mato Grosso -15%.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL: