quarta-feira, 15 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Pará terá 5 novas unidades prisionais até fim de 2019, mas, São Félix do Xingu segue fora

O governo do Estado está tomando medidas estratégicas para evitar novos confrontos entre facções criminosas em presídios estaduais. A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) anunciou, na manhã desta terça-feira (30), que, até o fim do ano, mais cinco unidades prisionais serão entregues no Pará, porém, o município de São Félix do Xingu, que está com a obra parada desde 2016, segue fora da lista de prioridades, neste primeiro momento.

A equipe de reportagem do Portal Fato Regional esteve no local e constatou que as obras seguem paradas.

Obras no presídio de São Félix do Xingu seguem paradas desde 2016 –  Foto: Fato Regional

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) reforçou que terão novas casas penais na região de Altamira (Vitória do Xingu), Parauapebas, Redenção, Abaetetuba e Tucuruí. “Serão mais de 1,7 mil vagas abertas. E neste sábado, quase 500 agentes concursados tomam posse, algo que não existia. Com essas medidas conseguimos melhorar o quadro e o sistema”, enfatizou o titular da pasta, Ualame Machado.

SÃO FÉLIX DO XINGU

O secretário Extraordinário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, assinou no dia 13 de março deste ano, o ofício que dará início ao processo de licitação para a contratação da empresa que ficará responsável pela conclusão da obra do Cadeia Pública de São Félix do Xingu, no sudeste paraense, parada desde 2016.

A nova Cadeia prevê a geração de 128 novas vagas para o sistema penal do Pará.

A obra da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), em convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), conta com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), por meio do Ministério da Justiça, e contrapartida do Governo do Estado, somando um investimento total de mais de mais de R$ 6 milhões de reais.


Até o momento, não se tem uma data prevista para início das obras no município.

 

Com informações da Agência Pará