O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou, na tarde desta sexta-feira (19), que o Estado vai comprar 3 milhões de doses de vacinas. O chefe do executivo estadual não deu muitos detalhes, na publicação feita no Twitter, mas adiantou que serão as vacinas Sputinik V.
Pessoal, assino logo mais o contrato para aquisição de 3 milhões de doses da vacina Sputnik V. #BoraVacinar #VemVacina
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) March 19, 2021
“Pessoal, assino logo mais o contrato para aquisição de 3 milhões de doses da vacina Sputnik V. #BoraVacinar #VemVacina”, disse Helder, no Twitter. As doses serão entregues entre abril e julho deste ano. Não foi informado se as doses poderão ser requisitadas pelo Ministério da Saúde, como ocorreu com a compra feita pelo consórcio de governadores do Nordeste.
As vacinas Sputinik V foram desenvolvidas pelo laboratório russo Gamaleya. A Rússia foi o primeiro país a anunciar uma campanha de imunização em massa no mundo e usando as próprias vacinas. Os estudos feitos mostram 91,6% de eficácia global contra o coronavírus SARS-CoV-2.
No Brasil, a vacina será produzida pelo laboratório União Química. Helder e uma comitiva de governadores visitou o laboratório há algumas semanas, em Brasília (DF). Na noite desta quinta (18)< participou de uma reunião, dessa vez virtual, para tratar da aquisição dos imunizantes.
(Da Redação Fato Regional)