sábado, 27 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Pará vai ter um “Vacinômetro” da covid-19

Um banco de dados de quantas pessoas estão imunizadas e com quais vacinas será alimentado em tempo real
Reunião da sala de situação da Sespa definiu a adoção do "Vacinômetro". (Foto: José Pantoja / Ascom Sespa)

O Pará vai ter um sistema que vai acompanhar, em tempo real, a quantidade de pessoas imunizadas contra covid-19. Esse foi um dos resultados da primeira reunião da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) com sala de situação sobre a doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Esse monitoramento servirá para dar transparência aos dados de imunização e acompanhar a performance dos municípios em cada etapa do cronograma.

Em desenvolvimento pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Sespa, o Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 no Pará deve apresentar a soma de doses registradas no sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS), público-alvo das fases da campanha, porcentagem do público-alvo vacinado para a fase atual da campanha e gráficos com doses administradas diariamente e registradas. E ainda, o número acumulado de doses administradas.

“Os dados serão atualizados a partir da inserção de registros nos sistemas de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde dos municípios”, informa a diretora do Cievs, Daniele Nunes.

Para a conclusão e veiculação do “Vacinômetro” do Pará, a Sespa ainda aguarda as orientações oficiais do PNI para a divulgação dos dados. Enquanto isso, a campanha de imunização contra a covid-19 no Pará prossegue desde quando as 173.240 mil doses de imunizantes enviadas ao Pará chegaram em Belém, às 23 horas de segunda-feira (18). Desse total, 48.680 foram destinadas à população indígena e o restante foi direcionado para profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à covid-19; e idosos que vivem em instituições de longa permanência.

Diante do planejamento logístico construído entre a Secretaria de Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e a Sespa, as vacinas chegaram na terça-feira (19), a todos os 13 Centros Regionais de Saúde espalhados por todas as regiões do Pará. Em menos de 24 horas, os imunizantes foram entregues aos 144 municípios paraenses, seja nas regiões mais próximas, como o nordeste do Estado, seja nos locais mais distantes, como Calha Norte e o Marajó. A estratégia de aplicação das doses tem sido executada por cada Secretaria Municipal de Saúde.

Vale reforçar que as doses da vacina contra a covid-19 estão sendo administradas nominalmente, identificando cada pessoa vacinada, seu endereço de residência e a vacina aplicada (fabricante e lote). Essas informações são fundamentais para a segurança do usuário do SUS, para a gestão local administrar a 2ª dose da vacina, que deverá ser do mesmo fabricante, e para o monitoramento do percentual de cobertura vacinal em cada cidade, identificando se todas as pessoas dos grupos prioritários em cada fase da campanha foram realmente vacinadas.


À medida em que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19 também serão divulgadas pela Sespa.

(Fonte: Agência Pará, com edição da Redação Fato Regional)