O índice de isolamento no Pará caiu para 50,92% na quarta-feira (22), colocando o Estado novamente na 7ª posição no ranking brasileiro, ficando atrás de Pernambuco (53,27%), Ceará (52,56%), Amazonas (51,55%) e Maranhão (51,35%). Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (23), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup).
O titular da Segup, Ualame Machado, destaca que apesar de o Pará estar por dias seguidos entre os 10 estados com melhor índice, a meta ainda é atingir a marca de 70% do isolamento.
“A gente conta com a ajuda da população para chegar nesse índice, pois durante a semana estamos variando em 50% e, aos finais de semana, melhorando para 60%. É preciso que a população observe a nossa situação atual, o número alto de contágio e a falta de leito nos hospitais, e tenha a consciência de ficar em casa” – Ualame Machado, titular da Segup.
Municípios – De acordo com o levantamento, ao analisar as cidades paraenses, os três melhores índices de isolamento, ou seja, onde as pessoas passaram mais tempo em casa respeitando a quarentena, estão nos municípios de Melgaço (64,5%), Bragança (65,7%) e Cachoeira do Arari (67,7%). Os piores índices são nos municípios de São Geraldo do Araguaia (36,9%), Goianésia do Pará (38,8%) e Jacundá (39,2%).
Descentralização – Os municípios de Marabá, Santarém e Breves, onde a população já conta ou contará com Hospitais de Campanha para receber pacientes contaminados pela Covid-19, a taxa de isolamento esteve, na quarta-feira (22), com 45,1%, 44,9% e 56,9%, respectivamente.
Fonte: Agência Pará /SEGUP