Paraense Erika Sabino, que atuou como delegada federal no combate à pedofilia, tem vídeo compartilhado nas redes da apresentadora Xuxa

A apresentadora Xuxa respostou nos stories vídeo de Erika Sabino que expõe crime bárbaro de abuso sexual envolvendo um ex-senador do Tocantins e reforça alerta sobre violência silenciosa contra crianças. Assista!
Erika ficou feliz em ver que uma voz historicamente ligada à defesa das crianças e adolescentes compartilhou o vídeo sobre um caso bárbaro de pedofilia envolvendo um ex-senador do Tocantins (Foto: Reprodução / Instagram)

Um vídeo da auditora do Tribunal de Contas do Estado do Pará e ex-delegada da Polícia Federal Erika Sabino ganhou repercussão nacional nesta sexta-feira (17). O conteúdo foi compartilhado nos stories da apresentadora Xuxa Meneghel. No conteúdo, Erika aborda um caso emblemático de abuso sexual envolvendo o ex-senador Manoel Alencar Neto, condenado por crimes contra duas crianças.

No vídeo, Erika resgata o caso que chocou o país: o ex-parlamentar do Tocantins foi condenado em 2017 por abusar sexualmente de duas meninas, de 6 e 9 anos, filhas de um caseiro que trabalhava em uma de suas fazendas. A denúncia só avançou porque o pai, desconfiado, vendeu galinhas para comprar um celular e conseguir registrar provas dos abusos, um detalhe que escancara não apenas a brutalidade do crime, mas também a desigualdade enfrentada pelas vítimas na busca por justiça.

Agora o caso voltou ao centro do debate após a expedição de um mandado de prisão no último dia 10 de abril, pela Justiça de Guaraí, no Tocantins, após o trânsito em julgado da condenação. Até então, o ex-senador respondia em liberdade. Mesmo com a decisão judicial, o mandado ainda constava como pendente nos sistemas oficiais nos dias seguintes.

Veja o vídeo que foi compartilhado pela apresentadora Xuxa:

Erika, que atuou como delegada da Polícia Federal diretamente no combate a crimes de pedofilia, utiliza o episódio para reforçar uma de suas principais bandeiras: a violência contra crianças e mulheres raramente começa de forma explícita. Em sua fala, ela destaca que o abuso se constrói de maneira silenciosa, muitas vezes mascarado por comportamentos naturalizados, e defende a necessidade atenção aos primeiros sinais e, sobretudo, de educação preventiva, para se chegar antes que o crime aconteça.

Ao comentar a postagem, Erika afirma que ao ganhar o alcance de uma figura como Xuxa, historicamente engajada na defesa dos direitos das crianças, o conteúdo amplia a pressão social sobre casos semelhantes. “Primeiro fico feliz porque a Xuxa faz parte da minha infância, e é uma voz de suma importância nesse debate que precisa incomodar, afinal, quantos crimes seguem invisíveis por falta de escuta, estrutura ou coragem para denunciar? Que tenhamos muitas vozes como a da Xuxa nessa luta em prol das nossas crianças”, afirmou.

Mais do que relembrar um episódio brutal, o vídeo de Erika Sabino cumpre um papel estratégico: transformar indignação em alerta. Porque, como ela própria reforça, a violência não começa no ato extremo, ela se instala antes, no silêncio que a sociedade ainda insiste em ignorar.


(Da Redação do Fato Regional)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


Leia mais

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.