sábado, 11 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Paraenses registram mais de 200 queixas contra ligações inoportunas

Ligações inoportunas, feitas por empresas de telemarketing, além de incômodas são ilegais. Saiba como evita-las!

Todo mundo já recebeu aquela ligação que não queria atender. São empresas que oferecem planos, serviços, produtos ou facilidades, mas é preciso cuidado com quem está do outro lado da linha. Em 2019, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou 207 queixas de paraenses contra este tipo de contato.

Mesmo com todo cuidado, o administrador Fábio Vasconcelos, ainda não consegue evitar completamente o problema. “O telefone de casa eu não passo mais. O fixo é estritamente particular da minha família. Mas em determinados horários, acho que eles fazem um cruzamento de dados para saber que estamos em um momento de repouso, ainda ligam”, conta ele.

Órgãos de defesa do consumidor explicam que esses spans telefônicos tem uma fonte comum: empresas que praticam telemarketing.

“Essas ligações que são as inoportunas têm uma fonte que são as empresas de telemarketing, que ofertam um produto, seja uma prestadora de serviço de comunicações, uma organização financeira, qualquer empresa que se utilize desse serviço para chegar até o consumidor”, detalha Márcio Wagner, gerente de relacionamento com o consumidor da Anatel. De janeiro a abril foram mais de 38 mil reclamações em todo o país.

Nas ruas de Belém, não é difícil encontrar alguém que passou pela experiência. “Acabei de recusar um spam aqui. Estava me ligando o dia inteiro”, conta Peterson Barreto. “É o dia todo, não tem hora”, desabafa Vera Lúcia.

O Procon orienta sobre o que fazer para evitar definitivamente essas chamadas. “É uma prática abusiva das empresas. O Código é explicito sobre essas práticas. Aconselhamos que o consumidor, anote o número de protocolo e os dados da empresa e ligue para a ouvidoria da empresa para solicitar o bloqueio do telemarketing.”, detalha Nadilson Neves, diretor do Procon no Pará.

Fonte: G1 Pará