sábado, 23 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Paraguai endurece regras de quarentena na fronteira com Brasil, enquanto lado brasileiro afouxa medidas

No Paraguai nenhum estabelecimento pode abrir durante a quarentena. O país inclusive tem toque de recolher que funciona a partir das 15h, proibindo a circulação de veículos e pessoas.
Crédito: Reprodução

Cidades da fronteira entre Brasil e Paraguai estão em conflito de realidade quanto às medidas de isolamento social. As cidades de Ponta Porã, no Brasil, e Pedro Juan Caballero, no lado paraguaio, são divididas apenas por um traçado imaginário que corta os dois municípios, a chamada Linha Internacional, mas, enquanto o governo do Paraguai endurece a quarentena, no lado brasileiro Ponta Porã abriu o comércio, que estimula aglomerações.

No Paraguai nenhum estabelecimento pode abrir durante a quarentena. O país inclusive tem toque de recolher que funciona a partir das 15h, proibindo a circulação de veículos e pessoas. Já Ponta Porã permitiu abertura parcial do comércio e até de academias de ginástica. Na quinta-feira, 23, um novo decreto da prefeitura afrouxou ainda mais a quarentena, com a permissão do funcionamento de bares e lanchonetes das 16h às 22h.

Do lado azul e vermelho da fronteira, o Paraguai endurece cada vez mais a quarentena. Na sexta-feira, 24, o presidente Mário Abdo informou que a medida será estendida por mais uma semana.

Já do lado brasileiro ocorre o oposto, embora o Exército tente controlar a circulação de pessoas pela fronteira. No lado brasileiro o Exército controla o acesso de brasileiros ao Paraguai, onde só entram no país paraguaios ou residentes.


Pedro Juan Caballero registrou 8 casos do novo coronavírus e Ponta Porã, 3 casos da doença, de acordo com os últimos boletins de saúde.

 

Fonte: Roma News e G1