A região próxima ao município de Parauapebas, no sudeste do Pará, registrou dois tremores de terra de magnitudes 4.2 mB nas últimas 24 horas.
O primeiro sismo ocorreu às 21h03 desta quarta-feira (9), no horário de Brasília. O segundo tremor ocorreu na manhã desta quinta-feira (10), às 6h46. Há relatos de que o primeiro tremor foi sentido pela população local.
Os abalos sísmicos foram registrados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisados pelo Laboratório Sismológico da UFRN. A RSBR é coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI) com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).
Até agora, em 2025, o estado do Pará já registrou cinco eventos sísmicos, com magnitudes entre 2.3 e 4.3. Tremores de terra de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil. Em geral, esses pequenos sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre.
Sobre a RSBR
Coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI), com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) é a organização pública responsável por monitorar a sismicidade do território nacional através de suas quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país, fornecendo dados essenciais para a compreensão da atividade sísmica e da estrutura interna da Terra.
As estações são operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) e Observatório Nacional (ON).

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Assessoria de Imprensa do RSBR)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!