Em 2020, o Parque Zoobotânico Vale completa 35 anos de existência, conservando mais de 300 animais exclusivamente nativos da Amazônia. Localizado dentro da Floresta Nacional de Carajás em uma Unidade de Conservação Federal, e ocupando uma área de 30 hectares preservados, o Parque recebe cerca de 100 mil visitantes por ano.
Ao visitar o Parque Zoobotânico Vale é possível viver uma experiência única de imersão na floresta amazônica a cada passeio. Cerca de 360 animais são mantidos no local, distribuídos em mais de 70 espécies de aves, mamíferos e répteis, incluindo algumas raras ou ameaçadas de extinção, como o gavião-real, ararajuba, onça-pintada, suçuarana, macaco-aranha-da-testa-branca e macaco cuxiú.
Existem três formas de entrada dos animais no Parque. Eles podem ter sido entregues por órgãos ambientais como o IBAMA e ICMBio, vindos de apreensões ou criações ilegais; através de permuta com outros zoológicos do país e do mundo ou através de nascimento em cativeiro. No PZV, eles recebem tratamento, acompanhamento e atendimento médico e também o trabalho de reambientação.
O Parque também possui programas específicos de reprodução para conservação de espécies como a Ararajuba.
O Parque é aberto ao público diariamente das 10h às 16h, com entrada gratuita e conta com zoológico, orquidário, herbário, sala de coleções, formigueiro, auditório, área de exposição, sala de educação ambiental e hospital veterinário. Além de realização de estudos, pesquisas e projetos ambientais, voltados para a proteção da biodiversidade local, expondo e conservando espécies da fauna e flora amazônicas.
Parque Zoobotânico Vale
Localização: Serra dos Carajás, no município de Parauapebas
Horário de visitação: 10h às 16h ( diariamente)
Viveiro de Imersão: 11h às 16hs ( diariamente)
Entrada: gratuita
Contato Portaria Parque: (94) 3327-5348
Fonte: Vale