Passada a COP30, Congresso corre para votar vetos ao ‘PL da Devastação’ em sessão decisiva nesta quinta (27)

Pauta inclui vetos presidenciais ao Licenciamento Ambiental — apelidado de “PL da Devastação” por ambientalistas — e duas matérias orçamentárias que somam mais de R$ 42 bilhões.
O verde que o país tenta preservar enfrenta novo desafio: a PEC da Devastação.(Fotos Bruno Cecim - Ag.Pará)

Ainda no mês em que terminou a COP30, o Congresso Nacional terá uma sessão decisiva nesta quinta-feira (27), às 10h, para analisar vetos presidenciais, incluindo os relacionados à Lei de Licenciamento Ambiental — apelidada por críticos de “PL da Devastação” devido ao impacto ambiental apontado por especialistas e organizações socioambientais.

O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União/AP), anunciou a convocação seguindo um calendário previamente acordado com as lideranças partidárias, atendendo às reiteradas solicitações de parlamentares ao longo dos últimos meses.

Entre os vetos que serão apreciados, destaca-se o trecho ligado ao licenciamento ambiental, considerado por opositores como uma ameaça ao controle ambiental no país. Também será analisado o veto ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

Além dos vetos, a pauta inclui dois projetos de lei orçamentária:

PLN 14/25, que abre crédito suplementar de R$ 42,2 bilhões no Orçamento da Seguridade Social para o pagamento de benefícios previdenciários e do Bolsa Família;
PLN 30/25, que altera o Orçamento para ampliar recursos destinados a reajustes salariais e ao provimento de quase 2 mil cargos das forças de segurança do Distrito Federal.

Pauta trancada

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), reforçou a urgência de apreciar os vetos que estão travando a pauta antes da votação das matérias orçamentárias.

“Já estou buscando entendimento e diálogo com o líder da Minoria aqui, senador Izalci (PL-DF). Ainda hoje de manhã tivemos reunião com alguns líderes da base de apoio ao governo na Câmara, e fomos procurar também os líderes de oposição”, afirmou.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Câmara de Notícias)

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais