sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Polícia Civil prende ex-servidor temporário suspeito de furtar 31 centrais de ar da Secretaria de Educação de Ourilândia do Norte

A operação 'Mormaço' visa elucidar o furto de 31 centrais de ar da Secretaria Municipal de Educação de Ourilândia do Norte. Foram mobilizados policiais civis de diferentes municípios da região Sul do Pará na ação para cumprir mandados de busca e apreensão. As investigações seguem. O suspeito preso é Railson Miranda Vilarim, um ex-servidor temporário da prefeitura.
A operação 'Mormaço' prendeu Railson, um dos suspeitos de participação no furto das centrais de ar (Foto: Polícia Civil)

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (21), a primeira fase da operação “Mormaço”, com o objetivo de elucidar o furto de 31 centrais de ar da Secretaria Municipal de Educação de Ourilândia do Norte. Foram cumpridos 1 mandado de prisão preventiva e 5 de busca e apreensão. O alvo preso é Railson Miranda Vilarim, ex-servidor temporário da prefeitura. O prejuízo aos cofres municipais foi avaliado em R$93.276,99.

As investigações estão sendo conduzidas há pelo menos 6 meses, sob a coordenação do delegado superintendente regional, Rafahel Machado, e da equipe da Delegacia de Ourilândia do Norte. Até então, o trabalho era totalmente sigiloso. A operação visa elucidar de vez o crime e restabelecer o patrimônio público furtado. E ainda descobrir se há outros envolvidos e motivações por trás do furto das centrais de ar.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fato Regional (@fatoregional)

Entre os crimes investigados estão peculato (crime cometido por servidor público), coação no curso do processo e receptação qualificada. A autuação a Railson se dá porque ele era servidor à época em que os crimes investigados foram cometidos. foi submetido a exame de corpo de delito e encontra-se à disposição do Poder Judiciário. A ação contou com agentes das delegacias  de Tucumã e São Félix do Xingu, vinculadas à Superintendência Regional do Alto Xingu.

Foram apreendidos celulares, computadores, mídias, eletrônicos, cartões de crédito, máquinas de cartão e documentos. Todas as centrais de ar já foram vendidas. O delegado Elioenai, da Delegacia de Ourilândia do Norte, explicou que a operação pode se desdobrar em novas fases. Agora a Polícia Civil tentar encontrar quem foram os receptadores e quem sabe até recuperar os bens furtados.

Materiais apreendidos na operação ‘Mormaço’, que serão submetidos a perícia e podem levar a novas pistas sobre o crime (Foto: Polícia Civil)

 

Após crime, a própria Prefeitura Municipal de Ourilândia do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação e da Procuradoria do Município, registraram a ocorrência junto à Polícia Civil. Imediatamente, a investigação foi iniciada. O prefeito e o secretário também determinaram a tomada de medidas internas e administrativas em relação ao furto dos equipamentos.

Quaisquer informações que possam ajudar na solução do caso, podem ser encaminhadas ao Disque-Denúncia (181). Se a informação for mais urgente, o ideal é ligar para o 190. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone. Também é possível mandar fotos, vídeos, áudios e localização para a atendente virtual Iara, pelo WhatsApp (91) 98115-9181. Não é necessário se identificar.

O Fato Regional respeita o princípio da presunção de inocência e sempre abre espaço para a defesa dos mencionados em casos policiais — se os advogados ou envolvidos acharem conveniente quaisquer manifestações —, garantindo amplo direito ao contraditório.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!