Se as eleições municipais para Tucumã fossem neste mês de junho, o atual prefeito, Dr. Celso Lopes, seria reeleito. É o que aponta pesquisa do Instituto Skala, realizada com eleitores nos últimos dias 25 e 26. Em todos os cenários e com todos os perfis de eleitores na amostra da pesquisa, Dr. Celso é o favorito. Para 60,5% dos eleitores, o atual gestor merecia a reeleição.
Mais de 80% dos eleitores aprovam a atual gestão do prefeito Dr. Celso. Para 8,4% dos eleitores, o desempenho do atual prefeito é ótimo. Para 36,5% é bom. E para 37,8% é regular. Numa outra abordagem para a mesma questão, 62,8% disseram expressamente que aprovam a gestão da cidade. Outros 10,2% não souberam responder.
Na pesquisa espontânea, Dr. Celso teve a maior indicação de voto entre outros nomes citados, com 16,6% das intenções de voto. Adelar aparece com 9,5%, Davina Guerreira com 1,7% e Dr. Miguel é lembrado por 0,3% dos eleitores.
Já na pesquisa estimulada, na qual os nomes de possíveis candidatos são citados, novamente o atual prefeito liderou as intenções de voto, mas desse vez com índice de 31,8%. Adelar aparece com 23,6%; Dr. Miguel com 9,5%; Dr. Wanderley com 7,1%; Rafael da Saúde com 4,7%; César Mendonça teve 4,4%; Chico do Azougue teve 3%; e Divino Galvão apareceu com 1,7% das intenções de voto. Não sabem ou não opinaram somam 14,2%.
Em confronto direto, Dr. Celso seria reeleito em diversos cenários
Num segundo cenário, com menos candidatos disponíveis, Dr. Celso seguiu com a preferência de 39,8% dos eleitores. Dr. Miguel aparece com 20,6%; Raphael da Saúde teve 9,7% e Dr. Wanderley apareceu com 8,8% das intenções de voto.
Numa disputa direta entre Dr. Celso e Adelar, o atual prefeito ganharia com 44,9% dos votos contra 33,5% do adversário. Contra Dr. Miguel, a vitória do atual gestor seria por 51% contra 30,9%.
No cenário de Dr. Celso apenas contra Raphael da Saúde, o atual prefeito seria reeleito com 54,7% dos votos contra 22,3% do adversário. Numa disputa contra César Mendonça, Dr. Celso seria reeleito com 56,8% dos votos contra 17,6% do outro candidato.
A pesquisa ouviu 316 eleitores e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). O nível de confiança é de 95%.
(Da Redação do Fato Regional)
NOS SIGA NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM!