quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Pesquisa aponta aumento de câncer entre jovens

Um estudo divulgado recentemente revelou um aumento dos casos de câncer na população entre as idades 20 e 49 anos, vem chamando a atenção dos especialistas. A incidência do câncer da glândula tireoide registrou uma elevação de 8,8%, o de próstata 5,2% e o de cólon e reto 3,4%. Os dados fazem parte do estudo elaborado pelo Observatório de Oncologia, que teve como tema Câncer antes dos 50.

O trabalho foi apresentado em julho desse ano, durante o Fórum Big Data em Oncologia, que ocorreu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.  De acordo com os levantamentos, houve aumento ainda na mortalidade por alguns tipos da doença. O maior percentual foi de câncer no corpo do útero, que subiu 4,2% por ano; seguido por cólon e reto com 3,2%, mama 2,5%, cavidade oral 1,2% e colo de útero 1%.

A líder do TJCC e presidente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Merula Steagall, disse que após pesquisas da Sociedade Americana de Câncer, divulgadas em fevereiro, nos Estados Unidos, identificando a ligação entre obesidade e o aumento nos casos de câncer em pessoas mais jovens, especialistas do Observatório de Oncologia, passaram a se dedicar ao estudo para verificar o que ocorria no Brasil e analisaram dados gerados no setor de Saúde. Foram analisados dados do DATASUS e do Inca.


O resultado, além de um alerta, vai servir para indicar tipos de políticas públicas que podem ser adotadas pelos gestores e impedir que a tendência tenha um crescimento maior.

 

 

Com informações do Terra