quinta-feira, 19 de setembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Pesquisa Destak, com legitimidade reconhecida pela Justiça Eleitoral, aponta João Cleber como líder em intenções de voto para a prefeitura de São Félix do Xingu

No cenário atual, segundo a pesquisa eleitoral da Destak Publicidade e Marketing, João Cleber (MDB) tem ampla vantagem sobre Fabrício (Podemos), que está em segundo lugar. Para mais de 76% dos eleitores, o voto é definitivo. A gestão do atual prefeito prefeito também foi aprovada pela maioria dos entrevistados no levantamento registrado junto ao TRE do Pará e que teve a legitimidade e credibilidade reconhecidas pela Justiça Eleitoral.
A pesquisa Destak mostra que a gestão do atual prefeito João Cleber é aprovada pela maioria dos eleitores entrevistados. Mais de 76% dizem estar seguros dos votos e a pesquisa mostra alta chance de reeleição em São Félix do Xingu (Foto: Divulgação)

A empresa Destak Publicidade e Marketing divulgou, na última quinta-feira (12), uma segunda pesquisa sobre as intenções de voto em São Félix do Xingu, no Sul do Pará. O levantamento ouviu 580 eleitores de diferentes perfis e setores do municípios e foi registrada junto ao TRE (PA-02060/2024). Em todos os cenários propostos pelos entrevistadores, houve vantagem do atual prefeito e candidato à reeleição, João Cleber (MDB). Para 76,7% dos entrevistados, o voto já é definitivo.

A pesquisa havia sido contestada em ações do PL e do Podemos junto à Justiça Eleitoral e chegou a ser suspensa. No entanto, nesta terça-feira (17), o juiz eleitoral Jessinei Gonçalves de Souza retirou a suspensão ao identificar que não havia mais quaisquer pendências que pudessem colocar a credibilidade e legitimidade da pesquisa.

ACESSE AQUI E VEJA A DECISÃO DO JUIZ, QUE RECONHECE A CREDIBILIDADE DA PESQUISA

No cenário espontâneo, quando os próprios eleitores dizem em quem vão votar, João Cléber lidera com 64,2% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Fabrício Batista (Podemos), com 14,9%. Os demais candidatos, incluindo Sílvio do Terraço (PL), Helyo do Incra (PDT), Zé Wilson (Avante), foram mencionados por menos de 3% dos eleitores. Outros 15,8% dos entrevistados ainda não sabiam ou não quiseram responder.

No questionário estimulado, quando as opções de candidatos são apresentadas aos entrevistados, João Cléber é o preferido de 67%. Fabrício mantém a segunda colocação, com 16%. Sílvio do Terraço aparece com 4%. Os demais candidatos, incluindo Hélyo do Incra e Zé Wilson tiveram apenas 1% das menções. Os votos brancos e nulos somam 3%, enquanto 8% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Contando apenas com votos válidos, ou seja, um cálculo que descarta votos brancos e nulos, a vantagem de João Cléber se torna ainda mais expressiva, chegando a 76% das intenções de voto. Fabrício Batista obtém 17,7% e Sílvio do Terraço, foi a preferência de 4,2% dos entrevistados na pesquisa Destak.

Ao avaliar o índice de rejeição — em qual candidato o eleitor não votaria sob nenhuma circunstância —, Fabrício Batista foi mencionado por 17% dos eleitores ouvidos na pesquisa Destak, seguido por João Cléber, com 16%. Sílvio do Terraço teve 14% das menções. Outros candidatos, como Zé Wilson e Hélyo do Incra, também apresentam níveis consideráveis de rejeição, com 12% e 10%, respectivamente.

A gestão de João Cléber também foi avaliada na pesquisa da Destak, com uma aprovação de 73% dos eleitores, enquanto 20% desaprovam sua administração e 7% não souberam ou não quiseram opinar.

Quando questionados sobre quem acreditam que será eleito, independentemente de sua própria escolha de voto, 78,2% dos eleitores entrevistados apostam na reeleição de João Cleber. Apenas 16,8% acreditam na vitória de Fabrício Batista. A pesquisa, em geral, tem nível de segurança de 95% e a margem de erro é de 4,4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!