sábado, 7 de setembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Pesquisa Destak mostra que Osvaldinho segue favorito para assumir a Prefeitura de Xinguara nas Eleições 2024

Em todos os cenários propostos aos 520 entrevistados, a pesquisa do instituto Destak (com registro PA-01292/2024 junto ao TRE), aponta vitória de Osvaldinho no pleito de outubro deste ano. Para mais de 67% dos eleitores, o voto já está definido e não deve mudar até o dia das eleições.
O ex-prefeito de Xinguara, Osvaldinho, segundo nova pesquisa do Instituto Destak, é o favorito para assumir a prefeitura nas eleições de 2024 (Foto: Divulgação)

O instituto Destak publicou, nesta sexta-feira (26), uma nova pesquisa de intenções de voto realizada em Xinguara, no Sul do Pará. O estudo foi registrado junto ao Tribunal Regional Eleitoral (PA-01292/2024). Foram entrevistados 520 eleitores, de diferentes bairros e perfis, no período de 18 a 21 de julho. Em todos os cenários, o ex-prefeito Osvaldinho (MDB) se mostrou favorito. Para mais de 67% dos entrevistados, o voto já está certo para as eleições, em outubro deste ano.

Na pesquisa espontânea, que é quando os entrevistados precisam dizer em quem pensam em votar, Osvaldinho foi a escolha de 36% dos eleitores, seguido do atual prefeito, Dr. Moacir (União Brasil, com 15%) e Enric Lauriano (do PL, com 14%). Os que disseram que não votariam em ninguém somaram 5%. Outros 30% não souberam opinar ou não responderam.

Já no cenário estimulado, que é quando os eleitores recebem os nomes dos possíveis candidatos, Osvaldinho mais uma vez aparece como favorito, com 45% das intenções de voto. Mais uma vez, Dr. Moacir (20%) e Enric Lauriano (18%) ficaram tecnicamente empatados na margem de erro. Para 4%, o voto será branco ou nulo, enquanto 1% não querem nenhum dos nomes apresentados. Outros 12% não souberam opinar ou não responderam.

A pesquisa Destak também criou cenários específicos, como uma disputa apenas entre Osvaldinho e Dr. Moacir. O resultado foi de 53% para o ex-prefeito e 20% para o atual prefeito. Para 4,1%, a opção seria anular o voto (ou votar em branco). Outros 14,3% não manifestaram preferência por nenhum, enquanto 8,6% não souberam opinar ou não responderam.

Já numa disputa específica contra Enric Lauriano, a pesquisa Destake aponta que Osvaldinho recebeu 57% das intenções de voto dos entrevistados. O adversário ficou com 19%. Para 14%, nenhum dos dois seria opção de voto. E 10% não souberam opinar ou não responderam.

Um outro formato de pesquisa espontânea apresentada foi quem os entrevistados, independente da opção de voto, acreditavam que iria ganhar as Eleições 2024 em Xinguara. E para 52,3%, Osvaldinho tem mais chances de vitória, seguido de Dr. Moacir (22,2%) e Enric Lauriano (17,4%). Henrique apareceu pela primeira vez na pesquisa nesta modalidade apenas, com 0,4% das apostas dos eleitores. Outros 7,7% não souberam opinar ou não responderam.

Por fim, a pesquisa Destak, de forma estimulada, questionou os eleitores sobre quem seria o principal adversário político do atual prefeito, Dr. Moacir, para as eleições de outubro. E para 61% dos entrevistados, Osvaldinho é o principal adversário. Enric Lauriano apareceu com 20% das menções. Para 7%, nenhum deles se enquadra e 10% não souberam opinar ou não responderam.

O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95% e apresenta uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. Um dos principais resultados do levantamento do instituto Destak é que o cenário eleitoral em Xinguara segue estável na vantagem de Osvaldinho, que já vinha se apresentando em outras pesquisas no município. Esse deve ser um cenário muito próximo da realidade do pleito de outubro.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!