quinta-feira, 21 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Pesquisa Skala aponta vitória de Dr. Celso na disputa pela Prefeitura de Tucumã, com mais de 50% das intenções de voto

O Instituto Skala fez a segunda pesquisa registrada (PA-00085/2024) para análise do cenário eleitoral no município de Tucumã. O levantamento contou com 325 eleitores, entre os dias 9 e 10 de setembro. A chapa composta pelo candidato à reeleição, Dr. Celso (União Brasil) e o vice Raphael da Saúde (PP) tem uma ampla vantagem sobre os demais candidatos.
No cenário estimulado, a vantagem registrada na pesquisa é a maior entre os candidatos que disputam a Prefeitura de Tucumã (Foto: Instituto Skala)

O Instituto Skala divulgou neste domingo (15) uma nova pesquisa sobre as Eleições 2024 em Tucumã, no Sul do Pará. Sob o registro PA-00085/2024 junto ao Tribunal Regional Eleitoral, o levantamento aponta uma ampla vantagem do atual prefeito e candidato à reeleição, Dr. Celso Lopes (União Brasil). Tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado, ele aparece com mais de 50% das intenções de voto e uma gestão com aprovação de 70,3%. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

A pesquisa do Instituto Skala entrevistou 325 eleitores, de diferentes perfis e setores de Tucumã, nos dias 9 e 10 de setembro. No cenário espontâneo, no qual os entrevistados dizem em quem pensam em votar, Dr. Celso é mencionado por 50,2%¨. Em segundo lugar aparece Adelar (MDB), com 19,3%. Depois vêm Mendonça (PL), com 15,4%; Daniel Siade (Avante), com 2,1%; e Júnior Paragados (PT), com 0,7%. Outros 12,3% não souberam responder ou não opinaram.

No cenário estimulado, no qual os eleitores são apresentados aos candidatos que estão disponíveis, o Instituto Skala registrou que Dr. Celso tem 51,9% das intenções de voto. Adelar vem em seguida, com 20,3% das menções. Mendonça seria a escolha de 15,3%. Daniel Siade teve 2,1% das menções, seguido de Junior Paragados, com 0,7%. Para 3,1%, há possibilidade de anular o voto. Outros 6,6% não souberam responder ou não opinaram.

Dr. Celso, do União Brasil, lidera a pesquisa sobre intenções de votos em Tucumã, no sul do Pará, com uma vantagem ampla sobre os demais candidatos, segundo a pesquisa do Instituto Skala (Foto: Divulgação)

O Instituto Skala também mensurou o índice de rejeição dos candidatos (em quem os eleitores entrevistados não votariam de jeito nenhum). A maior rejeição foi de Adelar, com 20,2%, seguido de Dr. Celso e Junior Paragados, ambos com 12,9% das menções. Mendonça vem logo depois, com 11,9%. Daniel Siade teve a menor rejeição, com 5,9%. Outros 32,8% dizem não rejeitar nenhum candidato, enquanto 3,4% não souberam responder ou não opinaram.

Um último cenário analisado na pesquisa Skala foi de percepção do possível resultado das eleições, independente da intenção de voto. Para 60,6% dos eleitores, Dr. Celso vai vencer o pleito. Outros 18,5% acreditam na vitória de Adelar. A vitória, para 11,2% pode ser de Mendonça. Daniel Siade e Junior Paragados tiveram 1,4% e 1,1%, respectivamente. Dos entrevistados, 7% ainda não sabe e 0,2% não opinaram.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!