A equipe de reportagem do Portal Fato Regional esteve na manhã desta quinta-feira, 23, no centro de Ourilândia do Norte, sul do Pará, e flagrou dezenas de moradores de Ourilândia e municípios vizinhos se aglomerando em frente à Caixa Econômica Federal, antes da abertura do banco, para realizar o saque do Auxilio Emergencial do Governo Federal.
A fila era de um quilômetro, dobrava o quarteirão da Avenida das Nações, onde está localizada a agência bancária. Poucas pessoas estavam usando máscaras de proteção.
O decreto estadual do governador Helder Barbalho proíbe aglomerações de pessoas em espaços públicos, como forma de evitar a propagação do coronavírus (covid-19).
Cancelamento da 2ª parcela
Vale lembrar que o governo federal cancelou o pagamento da segunda parcela do Auxílio Emergencial que seria paga nesta quinta-feira, 23.
Segundo o Ministério da Cidadania, o cancelamento se deu por uma recomendação da Controladoria Geral da União (CGU), devido a fatores legais, orçamentários e alto número de requerentes que ainda estão em análise para receber o auxílio emergencial.
O pagamento contemplaria os trabalhadores informais e pessoas inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) nascidas em janeiro e fevereiro.
Redação Fato Regional