A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou na manhã desta terça-feira (2) a Operação “Expertise”, destinada a investigar uma organização criminosa envolvida em crimes contra a Administração Pública e lavagem de capitais.
O grupo teria atuado na contratação fraudulenta de empresas por órgãos públicos estaduais e municipais do Pará, utilizando recursos federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo Nacional de Saúde (FNS).
As investigações apontam a participação de empresários, servidores públicos e empresas de fachada.

O esquema consistia no direcionamento de licitações, adesão irregular a atas de registro de preços, simulação ou execução parcial de contratos, repasse e saque de vultosos valores públicos, redistribuídos entre os integrantes da organização.
O valor total dos recursos desviados ainda está sendo apurado, mas os contratos inicialmente identificados somam aproximadamente R$ 198 milhões.
Na operação, atuam 65 policiais federais e 6 auditores da CGU, cumprindo 18 mandados de busca e apreensão, bloqueio de ativos no mesmo montante de R$ 198 milhões, além do afastamento do sigilo bancário e fiscal de 17 investigados.

Foram decretadas prisões preventivas de 5 investigados, monitoramento eletrônico de um suspeito, afastamento de 6 servidores públicos e suspensão das atividades de quatro empresas investigadas, incluindo contratos vigentes com órgãos do Estado do Pará e do município de Marituba, na região metropolitana de Belém.
As diligências ocorrem principalmente nos municípios de Belém e Marituba, reforçando o compromisso das autoridades em coibir fraudes e garantir a correta aplicação de recursos públicos.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Comunicação Social da Polícia Federal no Pará).
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!